Evento visa a discussão dos rumos das políticas culturais no Acre
Não basta apreciar cultura, tem que discutir e produzir também. E é com esse intuito que acontece em Rio Branco a II Conferência Estadual de Cultura, de 5 a 8 de outubro, no Teatro da Firb/Faoo, reunindo mais de 500 pessoas de todos os municípios do estado do Acre, para discutir os rumos da cultura acreana, suas políticas de desenvolvimento, produção e o papel da sociedade e dos meios de comunicação nesse processo.
Com representantes do governo federal, estadual e dos produtores culturais de todos os municípios do estado do Acre, a conferência também será uma formar de realizar parcerias na produção e políticas cultuais, além de firmar vários convênios. O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, estará na abertura do evento, dia 5 de outubro, no Teatro da Firb/Faao, às 18h30. Além disso, ele também se reunirá com os parlamentares acreanos, na Assembleia Legislativa antes da abertura.
A Conferência Estadual de Cultura também irá escolher os delegados que farão parte da 2ª Conferência Nacional de Cultura, que acontece de 11 a 14 de março de 2010, em Brasília. Além disso, durante a Conferência Estadual até o dia 10 de outubro, Rio Branco também será palco de uma ampla programação artística com shows e várias apresentações.
Acesse aqui a programação completa.
Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento
Em setembro, 22 conferências municipais de cultura foram realizadas, objetivando justamente a conferência estadual e nacional. O Acre foi o primeiro estado do país a realizar conferências em todos os seus municípios, deixando claro o quanto o Estado está preparado para levar as discussões de políticas culturais mais adiante.
O tema nacional das conferências de cultura esse ano é "Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento". No Acre, todo o processo preparatório das conferências se deu a partir de encontros prévios com os prefeitos dos municípios, que tiveram a presença do presidente da Fundação Elias Mansour, Daniel Zen, e representantes do Conselho Estadual de Cultura. Foi durante as conferências municipais que foram eleitos os delegados que irão representar os municípios na Conferência Estadual.
Para que os resultados dentro das conferências fossem positivos, uma metodologia foi aplicada seguindo cinco eixos, sendo eles: Eixo I – Produção Simbólica e Diversidade Cultural onde o foco é produção de arte e de bens simbólicos, promoção de diálogos interculturais e formação no campo da cultura; Eixo II – Cultura, Cidade e Cidadania: cidade como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, garantia de direitos e acesso a bens culturais; Eixo III – Cultura e Desenvolvimento Sustentável: a importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento; Eixo IV – Cultura e Economia Criativa: economia criativa como estratégia de desenvolvimento e Eixo V – Gestão e Institucionalidade da Cultura foco: fortalecimento da ação do Estado (União, Estados e Municípios) e da participação social no campo da cultura.
Os responsáveis pela mobilização garantem a participação efetiva de representantes dos segmentos culturais, fazedores de cultura, com o propósito de promover e fomentar o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores, consumidores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões em cada município.
A Semana Estadual de Cultura é uma realização do Governo do Estado do Acre através da Fundação Elias Mansour, em parceria com o Conselho Estadual de Cultura (Concultura) e o Ministério da Cultura.