Aeronave multi-missão adquirido pelo Governo do Estado atuará nos sistemas de segurança pública, saúde e defesa social, e foi apresentada aos profissionais em saúde da Fundação
O helicóptero Comandante João Donato realizou nesta segunda-feira, 14, um pouso de reconhecimento no estacionamento da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre). Adquirido pelo Govenro do Estado, o CJD é uma aeronave multi-missão. Isso significa que além de atuar no sistema de segurança, também vai apoiar ações nas áreas de saúde e defesa social do Acre. "É importante que as pessoas que estão operando a aeronave conheçam os locais de pouso", explicou o secretário de Saúde, Osvaldo Leal, lembrando que o CJD irá atuar também nas comunidades remotas, reduzindo sobremaneira o isolamento de seus moradores. A diretora da Fundação, Lúcia Carlos, médicos e outros profissionais da unidade de saúde, puderam conhecer melhor o CJD, que foi apresentado pelos oficiais da Força Nacional de Segurança, que presta apoio às operações aéreas no Acre.
O pouso na Fundhacre precede a simulação de resgate de vítimas de acidentes graves que será realizada nesta terça-feira. No treinamento, um paciente será levado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito para o Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco (Huerb), o Pronto Socorro.
O helicóptero Esquilo AS 350 B2 Comandante João Donato foi apresentado ao povo do Acre no dia 7 de Setembro. Desde então vem realizando operações de treinamento na capital e, com apoio da Força Nacional de Segurança, está pronto para entrar em ação a qualquer momento. A FNS está apoiando a formação do grupamento de operações aéreas que está sendo criado pelo Governo do Estado e na formação dos pilotos acreanos que irão trabalhar com a aeronave.