61º BIS muda de comando neste mês

Sob o comando do tenente-coronel Guerra, o 61º BIS avançou em operações, em segurança e promoveu aproximação com a sociedade (Foto: Onofre Brito)
O 61º BIS avançou em operações, em segurança e promoveu aproximação com a sociedade (Foto: Onofre Brito)

Depois de dois anos à frente do 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS), em Cruzeiro do Sul, o tenente-coronel Alexandre Guerra deixa o comando no dia 24 próximo, assumindo seu lugar o tenente-coronel Maurício Magioli. Guerra passará a servir no gabinete do comandante do Exército, em Brasília.

Lidando com um contingente de quase 700 homens e toda a estrutura necessária para o funcionamento de um batalhão, além de dois postos de vigilância na fronteira, o comandante Guerra avançou em todos os quesitos. Na parte operacional, a mais importante, já que é o cumprimento da finalidade constitucional do Exército Brasileiro, o 61º BIS esteve durante 61% do período (2012 e 2013) em operações na floresta, em 46% do tempo em situações reais.

Na parte administrativa, o destaque foi o número recorde de pregões, para a manutenção de toda a estrutura e suporte para as operações. A segurança em todas as atividades e setores foi um objetivo perseguido e alcançado, com instalações de extintores de incêndio, melhorias no paiol e da torre de vigilância.

O comandante foi um incansável promotor de aproximação com a sociedade local. No próximo dia 17, o 61º BIS entregará diplomas de amigos a 60 instituições que foram parceiras no período. O comandante apoiou o movimento Juruá Solidário, a Ação Global, atendeu diversas ocorrências em prol da população, como no caso da alagação na região do Rio Liberdade. Também manteve constante parceria com a 1ª Circunscrição Regional do Trânsito (Ciretran).

Outro destaque da gestão de Guerra foi a profissionalização de militares. Cerca de 300 homens fizeram cursos, com apoio de diversas organizações, entre as quais o Ceflora e a Escola de Saúde Maria Moreira da Rocha, ligadas ao Instituto Dom Moacyr.

O tenente-coronel Guerra já passou por 23 unidades em seus 27 anos de profissão, nas cinco regiões do Brasil e garante: “O melhor soldado do Exército Brasileiro está nesta região. E o melhor batalhão do Brasil é o 61º BIS”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter