Unidades habitacionais fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida
Até esta semana, Francisca Novaes Castelo e a filha moravam num quarto construído nos fundos da casa de seu pai. O local, segundo relato da própria moradora, estava longe de ser o mais adequado, não tinha banheiro ou energia elétrica.
Porém, nesta sexta-feira, 4, a vida de Francisca Castelo e de sua filha mudou. A dona de casa recebeu das mãos do governador Tião Viana a chave da casa própria, localizada do Loteamento Macauã. A nova moradia da família Castelo tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, varanda e toda a infraestrutura de esgotamento sanitário e rede elétrica.
Com lágrimas caindo dos olhos, a dona de casa fez um discurso carregado de emoção. “Não tenho palavras para agradecer primeiramente a Deus e depois ao governador Tião Viana. Não tenho palavras para demonstrar o tanto que eu preciso dessa casa. Me inscrevi em 2009 para conseguir uma casa. Eu não estava nem esperando, mas um dia recebi um telefonema e me falaram que eu tinha sido sorteada. Eu quase não acreditei”, conta a moradora.
A unidade habitacional de Francisca Castelo é apenas uma das 400 entregues nesta sexta-feira pelo governador Tião Viana durante solenidade no conjunto Xavier Maia. Das 400 unidades habitacionais, 208 fazem parte do Loteamento Macauã e outras 192 fazem parte do Loteamento Araçá.
As unidades fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida I e foram construídas em parceria entre Governo do Estado e Governo Federal, com recursos enviados ao Acre na gestão do ex-presidente Lula e os investimentos prosseguem na gestão da presidente Dilma Rousseff. O projeto também tem o apoio da Caixa.
Lisura em processo de conquista das unidades habitacionais
O prefeito Raimundo Angelim e o deputado estadual Ney Amorim destacaram que nos últimos anos o processo para conseguir uma casa construída com recursos do Governo do Estado ocorre com lisura.
Para que o interessado em uma unidade habitacional consiga sua casa própria ele precisa se inscrever e aguardar sorteio. “Ninguém chegou e disse: Wolvenar, aquela família ali precisa. Não fizemos isso porque sabemos que todos que estão aqui precisam. Quem conseguiu estar aqui chegou por meio de sorteio, não foi pelo ‘quem indica’. Esse tempo é passado. Nós trabalhamos para o povo de forma geral, para atender as necessidades de quem precisa”, observou Angelim.
Mais moradias para quem precisa
O secretario de Habitação e Obras Públicas, Wolvenar Camargo, revela que somente neste ano deverão ser entregues mais de 1.900 unidades habitacionais. “Com a entrega dessas 400 casas e com o que é previsto para ser entregue até o final do ano o governo do Estado estará entregando, apenas em 2011, 4.200 unidades habitacionais. Há ainda, a previsão de entrega de 3.950 unidades habitacionais até dezembro do próximo ano”, adiantou o secretário.
Wolvenar Camargo esclarece que cada unidade tem condições de abrigar uma família em local digno, com qualidade e com toda a infraestrutura de pavimentação, água tratada, sistema de tratamento de esgoto. “As famílias que recebem estas casas estão de parabéns”, enfatizou.
O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Aurélio Cruz, destacou que o Acre vive um momento diferente porque no Estado o Poder Executivo está fazendo políticas públicas voltas para quem precisa.
“As coisas estão acontecendo porque temos pessoas que, efetivamente, fazem as coisas acontecer. Nós temos uma equipe da Secretaria de Habitação que trabalha para que projetos aconteçam. Temos uma equipe que elabora os projetos para serem encaminhados a Caixa e uma equipe na Caixa para avaliar cada um desses projetos. Aqui no Acre temos pessoas comprometidas em realizar o sonho de outras pessoas, declarou Cruz.
O maior programa de casas populares do Acre
Foi com gratidão aos investimentos enviados ao Acre pelo presidente Lula, garantidos pela também no governo da presidente Dilma Rousseff e com o trabalho desempenhado pelos antecessores Jorge Viana e Binho Marques que Tião Viana declarou para os presentes a cerimônia de entrega das unidades habitacionais que o programa Minha Morada e Minha Casa, Minha Vida constituem, juntos, o maior programa de habitação já realizado no Estado.
“O maior programa habitacional da história do Acre estará se consolidando neste ano de 2011”, assegurou o governador.
O senador Aníbal Diniz também mostrou-se satisfeito com o resultado dos esforços do presidente Lula, da presidente Dilma. “Essas famílias serão beneficiadas num projeto que inicialmente o governador Tião Viana previa a entrega de 10 mil casas, mas que Tião já está anunciando a possibilidade de ter outras 10 mil casas e desta maneira vamos reduzir, fortemente, o déficit habitacional do Acre”, complementou o senador.
Tião Viana observou que ao entregar moradia para famílias que antes moravam em imóveis alugados ou, em alguns casos, dividiam um pequeno espaço com outras famílias é um momento de extrema alegria.
O único pedido do governador aos novos moradores dos loteamentos Araçá e Macauã foi para que eles sejam vigilantes e não permitam que a droga e a desunião tomem conta de seu novo lugar para morar com sua família. “Quero que esse seja um lugar de paz”.
Galeria de imagens