3ª etapa da Nova Avenida Ceará será inaugurada dia 6 de Agosto

Equipes do Deracre e Detran trabalham na parte de sinalização na avenida que sofrerá algumas alterações no sentido do trânsito

avenida_cear_foto_sergio_vale_1.jpg

Homens finalizam sinalização na avenida (Foto: Sérgio Vale/Secom)

avenida_cear_foto_sergio_vale_10.jpg

Avenida Ceará é uma das mais importantes para o tráfego do centro da capital (Foto: Sérgio Vale/Secom)

avenida_cear_foto_sergio_vale_3.jpg

Novas praças integram paisagem da avenida (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A 3ª etapa da Nova Avenida Ceará será inaugurada no dia 6 de Agosto marcando as comemorações do início da Revolução Acreana. As obras estão em fase final de detalhamento, melhorando questões ligadas à urbanização e mobilidade urbana e preparando o trânsito para as mudanças que irão ocorrer depois da inauguração. De acordo com Gicélia Viana, gerente de Vias Urbanas do Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroportuária do Acre (Deracre) as mudanças têm baixo impacto e se referem principalmente ao acesso ao Parque da Maternidade, que será feito pela rua Manoel S. Souza (rua da pizzaria BP), passando pela Major Ladislau e tomando a rua São Paulo, que terá sentido único naquele trecho. Outra mudança ocorrerá na rua Piauí, que terá o sentido invertido. As mudanças estavam previstas no planejamento da RBTRans,a autarquia de trânsito de Rio Branco.

O grupo do grafiteiro Babú irá pintar  um painel na parede ao lado da praça em frente ao cine João Paulo. Babú irá utilizar a arte do grafite para produzir um painel paisagístico que remonta à cidade de Rio Branco, seus elementos e personagens.  Esta fase da Nova Avenida Ceará também traz um monumento em homenagem ao Ceará. A escultura "Jangadas" foi concebida pelo artista plástico Sérvulo Esmeraldo e retrata as embarcações típicas daquele Estado e está instalada na rotatória da AABB em substituição ao painel instalado na primeira etapa. Contempla ainda a urbanização de 720 metros desde o Parque da Maternidade até a Rua Floriano Peixoto ao custo de cerca de R$ 4 milhões.

Os dois espaços de convivência implantados mudaram completamente a paisagem na região. "São as duas praças em cinco quilômetros de Nova Avenida Ceará", disse Gicélia. Somados, possuem áreas que chegam a 2,11 metros quadrados. Em uma delas é possível encontrar exemplares antigos de mangueiras, palmeiras de açaí e ouricuri. A segunda área é  cortada por um braço do Igarapé da Maternidade, cujo leito foi alterado para melhorar a drenagem na região. Para complementar o paisagismo, novas espécies estão sendo introduzidas.

O complexo de obras da terceira etapa tem ainda a ampliação da rua Pernambuco. As obras não pararam mesmo durante o inverno passado, um dos mais rigorosos dos últimos anos. A Avenida Ceará é uma das vias mais importantes de Rio Branco e o projeto de modernizá-la, ampliando seu leito e dotando-a de equipamentos essenciais à melhor mobilidade humana, é prioridade para o governo Binho Marques. A Ceará se conecta ao Complexo Viário da 4ª Ponte, que está em franco andamento e irá melhorar substancialmente o trânsito da capital.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter