Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

A data 28 de abril é lembrada como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Também é comemorado, nesta data, o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho. A data homenageia 78 trabalhadores de uma mina, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, que morreram em consequência de um acidente de trabalho, em 1969.

De acordo com dados da Divisão de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em 2013, foram registradas 304 notificações por acidente de trabalho grave no estado. No primeiro quadrimestre de 2014, já foram registrados 55 acidentes graves.

No Acre, os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância na área de saúde, capacitando profissionais para serem vigilantes em saúde.

Em 2012, por exemplo, 11 hospitais do estado foram qualificados pela Sesacre como Unidades Sentinelas para a Saúde do Trabalhador, e os servidores que neles atuam receberam capacitação para identificar acidentes graves de trabalho.

O Conselho Estadual de Saúde (CES) também desempenha um importante papel na luta pela implantação de políticas públicas voltadas para a segurança e saúde do trabalhador.

“Nosso objetivo é elaborar propostas para municípios, estados e União, além de propor diretrizes para a definição da Política Estadual de Saúde do Trabalhador”, garante Maria José Lima, coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (CISTT), do CES.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter