Localizada no Parque do Tucumã e referência estadual na formação de jovens na arte musical, a Escola Acreana de Música foi entregue completamente revitalizada pelo governador Tião Viana na tarde desta quarta-feira, 19.
Com um investimento de quase R$ 700 mil, foi realizada uma reforma completa, reconstruindo todo o auditório, desde suas 96 cadeiras da plateia, até o palco. Além disso, todas as salas de aula foram recuperadas e adequadas contra umidade, com troca geral dos ares-condicionados. Um muro no entorno da escola também foi levantado.
“Essa é uma obra que foi constituída no Acre com a finalidade de abrir uma oportunidade de futuro pela arte e pela música, que é talvez a manifestação mais linda da humanidade. Já atendemos centenas de jovens aqui. Agora é ampliar, acolher mais e abrir destinos através da arte pelas gerações futuras. Cultura significa um caminho bom para a humanidade”, disse o governador.
Inaugurada em 2010, a Escola Acreana de Música conta com salas de aulas práticas com instrumentos; adequação de três salas de teoria musical; duas salas de ensaio conjunto e uma sala de ensaio de música popular, todas com tratamento acústico em sonex e placas de MDF.
Durante toda a gestão do governador Tião Viana, cerca de 400 jovens passaram pelos cursos regulares da Escola até setembro deste ano, quando as atividades foram encerradas para dar início as obras de recuperação. Também foram registradas mais de mil pessoas que fizeram cursos de rápida duração na instituição. Vale lembrar que a Escola Acreana de Música possui mais de cem instrumentos musicais em seu acervo.
Segundo a presidente da Fundação Elias Mansour, Karla Martins: “Essa escola tem uma importância enorme principalmente pra um público jovem que aqui ingressa e segue um processo formativo que os faz sair com competência musical. É um espaço que merece todo o restauro que é entregue nesse momento”.
Cultura reforçada
Só nos espaços culturais o governo de Tião Viana chega ao investimento de R$ 43 milhões, entre a criação do Museu dos Povos Acreanos, no antigo Colégio Meta, e a reforma de patrimônios.
Já foram entregues: a Casa dos Povos indígenas, antigo Kaxinawa, o Teatro Barracão, o Memorial Wilson Pinheiro (Brasileia) e a Biblioteca Pública Estadual Elomar de Souza Braga (Epitaciolândia). O Complexo Memorial dos Autonomistas e o Museu da Borracha são as próximas obras a serem entregues nesta quinta e sexta-feira respectivamente.