O clamor da população e dos comerciantes que lideram o movimento S.O.S. Marinho Monte, em Brasileia, foi intenso. Mas a atenção do governo do Estado foi maior, e o resultado é a efetivação das obras de recuperação da principal avenida da cidade, a Marinho Monte, que deve ser concluída ainda esta semana. O governador Tião Viana vai a Brasileia nesta terça-feira, 10, para mais uma agenda intensa com o movimento.
A população, sobretudo os comerciantes locais, está extremamente grata ao governo e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por executarem, em menos de três meses, a tão necessária obra de infraestrutura que a prefeitura local não realizou nos últimos três anos.
Membro do movimento, o comerciante Walter Nunes lembra que a situação era caótica: poeira constante, materiais se deteriorando, além da perda de clientes de outros municípios, que desistiam de comprar na cidade em razão das dificuldades no acesso à avenida. “Isso é algo que vai melhorar o comércio. Novas empresas poderão se instalar aqui, favorecendo o giro econômico. Também vamos poder melhor atender a população. Agradecemos ao governador Tião Viana e ao Dnit por esse esforço imenso, que trará novamente o progresso para a cidade”, agradece Nunes.
O supervisor do Dnit no Acre, Thiago Caetano, disse que todos os serviços de estrutura já foram concluídos, como base e sub-base, e imprimação. “Agora estamos no ponto de lançar o asfalto, que já deve ser iniciado amanhã [hoje]. Nossa expectativa é de concluir esses serviços do eixo central nos próximos três dias”, afirmou o engenheiro.
O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), Cristovam Moura, lembrou a atenção imediata do governo ao movimento desde os primeiros acessos do grupo ao gabinete civil, e as assíduas intervenções em Brasília.
“O governador se comprometeu articular todas as ações, foi ao Ministério dos Transportes para buscar soluções a essa avenida, que faz parte da BR-317. Com essa articulação, o governo conseguiu que os recursos para conservação da rodovia também fossem utilizados na Avenida Marinho Monte”, conta o gestor.
Compromisso do governo e Dnit
Mediadora das agendas entre o governo e o movimento S.O.S. Marinho Monte, a deputada estadual Leila Galvão, disse que a satisfação das pessoas pelo compromisso que o governador assumiu e tem sido cumprido, é algo notório e pautado no reconhecimento.
“Principalmente por assumir um compromisso de fazer uma avenida mesmo ela sendo responsabilidade do município. Tudo para atender sanar as dificuldades que as pessoas e os comerciantes vinham enfrentando. O governador foi sensível e articulou todas as ações necessárias para que agora a conclusão dessas obras seja uma realidade”, pontuou a parlamentar.
O comerciante Cláudio Amorim agradeceu o empenho do governo em entender o pedido, já que não se trata de qualquer avenida, mas a principal, o cartão-postal de Brasileia. “Só temos a agradecer ao governo pela execução e qualidade desses serviços. Para nós, do movimento, foi muito mais fácil conversar com o governador do que com o prefeito, numa cidade tão pequena como a nossa. Ele nos acolheu de uma maneira como nem esperávamos e firmou um compromisso conosco – veio aqui em Brasileia várias vezes e atendeu nossa reivindicação, que já era antiga”, contou.
Jamerson Honório, que também é empresário ligado ao movimento S.O.S. Marinho Monte, destacou a relevância da ação e o compromisso do governo. “Agradecemos muito ao governo e ao Dnit. Estamos chegando à etapa final aqui do eixo central, e o governador mais uma vez estará aqui com a gente amanhã [hoje] acompanhando essa fase. A gente, que viveu o descaso pedindo por essas obras, hoje conta com um sonho realizado graças à intervenção do governo”, avalia o empresário.
Entenda o caso
Em fevereiro deste ano, o grupo S.O.S. Marinho Monte realizou um grande apelo ao governador para que o Estado interviesse na recuperação da avenida. Com o pedido prontamente atendido, ficou decidido que o Dnit e o governo do Acre realizariam a obra.
Desde então, foi realizado o serviço de nivelamento, para amenizar o grande desgaste da via, além dos estudos de topografia, engenharia e um inventário dos serviços feitos anteriormente pela prefeitura. O Deracre realizará ainda as calçadas, quando a pavimentação estiver concluída.
Devido aos obstáculos constantemente impostos pela prefeitura, os empresários buscaram reforço para garantir que a obra avance e cumpra seu objetivo único: beneficiar o município e a população. No começo de março, o governador Tião Viana havia recebido a visita do prefeito de Brasileia, Everaldo Gomes, que buscou um acordo preliminar pela recuperação da avenida.
Fora sido decidido que governo e Dnit recuperariam a Marinho Monte, enquanto Tião Viana auxiliaria o prefeito a recuperar os valores das emendas parlamentares que ele havia alocado com esse fim junto ao Tesouro Nacional, para poder aplicar os recursos em benefício de Brasileia em outros projetos. Ainda assim, o acordo não foi honrado pela prefeitura, que não procurou mais o governo.
Sendo a principal avenida da cidade, a Marinho Monte é uma parte da BR-317 dentro do município, além de corredor para a cidade de Assis Brasil e o Peru, reunindo os principais comerciantes locais.