Com o objetivo de fortalecer vínculos da família de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de privação de liberdade, o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) realizou nesta sexta-feira, 13, no Centro Socioeducativo Acre (CSA), uma confraternização no âmbito das relações pais e filhos para ampliar a convivência familiar.
Foram realizadas rodas de conversa com familiares, bem como levantamento de informações em torno da participação das famílias nas rotinas socioeducativas, a partir da leitura, da música e do artesanato. De modo geral, os relatos apontaram que a experiência agradou os socieducandos e familiares.
De acordo com o diretor-presidente do ISE, Rafael Almeida, a iniciativa é decisiva dentro do processo socioeducativo. “Com isso, enfatiza-se a necessidade de apoio e trabalho com familiares dos socioeducandos, partindo-se da compreensão de que a cidadania do adolescente não pode ser efetivada se não compartilhada com sua família”, destaca Almeida.
O diretor do Centro Socioeducativo Acre, Daniel Fidelis, lembra que, enquanto o adolescente está privado da liberdade e a família vem até o CSA, estreitam-se os laços educacionais com o instituto e se fortalecem os vínculos familiares. “O resultado sempre é positivo na vida desses jovens”, explica o diretor.
Na oportunidade, a direção do CSA, distribuiu brindes às mães presentes à confraternização. Também foram apresentados exemplares de produtos artesanais confeccionados pelos socioeducandos em oficinas oferecidas pelo governo, que os prepara para o mercado de trabalho quando devolvidos ao convívio em sociedade.