Compactar e armazenar o maior número de documentos em um pequeno espaço é a função do Arquivo Deslizante, adquirindo pela Secretaria de Estado de Gestão Administrativa (SGA) para modernizar os documentos oficiais do Estado do Acre.
Documentos como portarias, decretos, livros de ponto e registros históricos encontram-se no Arquivo Público do Estado.
Atualmente, o Arquivo Público atende apenas as secretarias de Gestão Administrativa, de Educação e de Saúde, pois ainda não existe uma política de gestão documental implantada. O governo está desenvolvendo vários projetos que pretendem modernizar e melhorar o Arquivo Público estadual e implementar uma política central.
“Os projetos de modernização do Arquivo Público são importantes para a organização e transparência dos documentos públicos”, destaca a secretária de Gestão Administrativa, Sawana Carvalho.
Além da aquisição do Arquivo Deslizante, será publicado um decreto que vai determinar a criação de comissões nas secretarias estaduais para a elaboração de tabelas de temporalidade e planos de classificação, ferramentas utilizadas para eliminar o que não tem mais necessidade dentro das secretarias e definir o que é permanente.
Também será implantada uma sala na qual os documentos serão tratados por meio da higienização e da realização de pequenos reparos. “O deslizante veio para iniciar esse processo de modernização. Agora vêm o decreto e a sala de higienização. Então, aos poucos, o arquivo está sendo tratado como realmente deve ser”, declara a chefe da Divisão de Arquivo Público, Carine Andrades.