Eventos nacionais impactam positivamente na economia do turismo do Acre

Rede hoteleira acreana espera grande número de hóspedes durante os dias dos eventos no Acre (Foto: Internet)

Com a realização de dois grandes eventos no Acre – o 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal e o Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras – Narcotráfico, uma Emergência Nacional, nos dias 26 e 27 de outubro, o setor hoteleiro do estado se prepara para receber um número expressivo de pessoas em suas acomodações.

Durante os dois dias, devem participar governadores de todo o país, além de autoridades do Supremo Tribunal Federal, Senado e Câmara Federal, ministros e o presidente da República, Michel Temer.

De acordo com a diretora do hotel Holliday Inn, Luciana Lemos, o evento beneficia diretamente na economia do trade (composto por hotéis, restaurantes, transportes e demais equipamentos turísticos), além de dar grande visibilidade ao Acre em âmbito nacional e internacional.

“É muito importante, pois é algo que desencadeia o segmento do turismo, e todo mundo sai ganhando. Defendo que esses grandes eventos sejam promovidos cada vez mais, pois o nome do estado é divulgado nas mídias de todo o país e desperta a vontade de demais turistas virem até aqui, afinal o que não é falado não é lembrado”, ressalta Luciana.

Esta não é a primeira vez que o Acre recebe um grande evento. Em 2014, foi promovido no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac) a 66a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Já em 2016, foi a vez da Conferência Mundial da Ayahuasca. Nos dois, um grande número de pessoas de outros estados e países participaram.

Segundo a secretária de Estado de Turismo e Lazer (Setul), Rachel Moreira, o turismo em Rio Branco é, em sua maioria, de negócios e de passagem, já que muita gente utiliza o estado como porta para ir a países de fronteira, como Peru e Bolívia.

“Os eventos de grande porte que tivemos nos últimos anos provaram que o trade acreano está apto a receber seus visitantes. Desde então, a rede hoteleira, de restaurantes e de transporte local, entre outros, estão se desenvolvendo cada vez mais, principalmente com a chegada de outras opções, tais como hostels e albergues”, diz.

#PartiuAcre

Campanha #PartiuAcre visa fomentar o turismo interno no estado (Foto: Arquivo Secom)

Promover o turismo local, incentivando o acreano a conhecer as opções turísticas do estado. Essa é a ideia da campanha #PartiuAcre, lançada em 2015 pelo governo do Estado, por meio da Setul, visando oferecer aos moradores do Acre descontos e pacotes de hospedagem durante os fins de semana.

Entre as redes que aderiram ao movimento, estão os hotéis Ibis, Holiday Inn Express, Resort Hotel e Guapindaia. Para participar, o hóspede local deverá comprovar residência apresentando documentos de identificação.

Iniciativas como essa garantiram que o estado nortista se destacasse com o número de taxa de ocupação acima da média em seus principais hotéis: 58,94%. O número vai contra outras capitais brasileiras, em que, de acordo com a Revista Exame, a estimativa feita pelos executivos do setor chega a porcentagens mais baixas do que o esperado.

Câmara de Turismo no Fórum de Governadores da Amazônia Legal

MTur acatou pedido do Fórum Permanente de Comunicação Pública Governamental da Amazônia para realização da campanha de turismo na Amazônia (Foto: Arquivo Secom)

Durante o 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, será realizada a primeira reunião da Câmara de Turismo, onde os secretários das pastas discutirão questões técnicas do fomento do setor nos estados amazônicos, além de pontuar estratégias e ações comuns.

A partir de um pedido do Fórum Permanente de Comunicação Pública Governamental da Amazônia, que reúne as secretarias de Comunicação da Amazônia Legal, durante o 14o Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Rondônia, o Ministério do Turismo apresentou uma campanha nacional e internacional sobre o potencial turístico da região.

Entre as peças institucionais que promovem a Amazônia, está a veiculação de propagandas em TVs, jornais, outdoors, busdoors (no vidro traseiro de ônibus) e redes sociais. Além disso, o MTur utilizará aeroportos para dar mais amplitude à campanha. Temperos da Amazônia também foram utilizados no programa MasterChef, da TV Bandeirantes.

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