O workshop do Projeto Acre Látex Design Lab foi realizado no auditório da Casa da Indústria, na manhã de quarta-feira, 18. O evento apresenta os resultados do projeto que capacitou artesãos e comunidades a trabalharem produtos que têm como matéria-prima o látex. Os objetos criados possuem design que agrega a identidade cultural e história dos acreanos, especialmente dos calçados, ao valor de mercado.
A iniciativa foi da primeira-dama do Estado do Acre e arquiteta Marlúcia Cândida. O Instituto Europeo di Design (IED) foi convidado a idealizar o projeto, que é realizado em parceria entre o governo do Acre, por meio do Instituto Dom Moacyr, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Sistema da Federação da Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Os calçados e colares resultado da capacitação foram expostos no mês de abril em Milão, Itália, no Espaço Brasil S/A, durante o Salão Internacional do Móvel, em Milão, e hoje na capital acreana.
“
O curso abriu nossas ideias para criar novas linhas de produtos. Serviu muito para aumentar a produção e identificar os calçados com a floresta fora do país”José Rodrigues de Araújo, conhecido como Doutor da Borracha
Ainda durante a programação na capital acreana, foram realizadas palestras com os temas Acre: Um sonho real de sustentabilidade na Amazônia brasileira; Artesanato: Design, Identidade e Mercado; Projeto Acre Látex Design Lab, além do lançamento do catálogo de produtos e do site do projeto. “A gente quer expandir o projeto, fazer um trabalho com as comunidades que moram dentro d floresta e assim elas cuidarão melhor da floresta e terão melhoria na renda e na vida, ” diz Marlúcia Cândida .
No hotsite Acre Latex Design é possível encontrar informações sobre o projeto, a versão on-line do catálogo das linhas criadas pelos artesãos no workshop e também um vídeo que conta a história da evolução do design do sapato do seringueiro e seu valor tradicional para o Acre.