Do sonho à realidade

Produtos em madeira e látex foram apresentados no evento deste ano (Foto: Divulgação)
Produtos em madeira e látex foram apresentados no evento deste ano (Foto: Divulgação)

Na sequência, o Diretor da Biblioteca da Floresta, professor Marcus Afonso apresentou a palestra “Acre: Um sonho real de sustentabilidade na Amazônia brasileira”. Marcus Afonso traçou o paralelo entre as ideias defendidas por Chico Mendes e os projetos de design em madeira e em látex expostos em Milão.

“Chico Mendes lutava pela floresta porque entendia que era dela que os seringueiros tiravam seu sustento e que a destruição dela representava a destruição deles. Nessa exposição podemos ver produtos confeccionados por artesãos, por profissionais, que conseguem, através dos seus trabalhos, mostrar que o desenvolvimento sustentável é uma realidade no Acre”, explica.

O Acre Day também contou com a presença de Sandino Mendes, filho do líder seringueiro. Emocionado o jovem também apresentou uma palestra, mas esta chamada “Os sonhos do meu pai, Chico Mendes, para o Acre e para a Amazônia, se encontram em Milão”.

O jovem estudante de engenharia florestal, que carrega a força do legado deixado por seu pai, foi capaz de traduzir aos presentes todo o sentimento que o líder seringueiro tinha ao tratar da floresta e da busca pela sobrevivência do homem da floresta e na floresta.

Sandino exibiu vídeos do pai falando de seus ideais e apresentou os artesãos José Rodrigues de Araújo, o “Doutor da Borracha”, e a Leonora Maia, coordenadora do Grupo de Mulheres da Reserva Extrativista Cazumbá/Iracema. Ambos escolhidos entre o grupo de artesãos, de diversas comunidades de extrativistas, participantes do projeto Acre Latex Design Lab, fruto de parceria do Governo do Estado do Acre com Instituto Europeu de Design – IED.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter