PAA beneficiou mais de 16 mil famílias de produtores rurais em dez anos

asdfafsadfasfdsafsadfsadfsaO Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) funciona há dez anos no Acre e apresenta resultados expressivos. Nesse período foram investidos mais de R$ 84.4 milhões na compra de 84.442 toneladas de alimentos – benefício para 16.957 famílias de produtores rurais.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o PAA é fundamental para estimular a agricultura familiar. A ideia de ter uma política de fomento e apoio ao setor, combinada com a segurança alimentar no país, fez do projeto um grande programa de compras públicas.

A Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) é quem operacionaliza o PAA em 20 dos 22 municípios do Estado. O desafio para este ano é inserir os municípios mais isolados, Santa Rosa do Purus e Jordão, no programa.

“Com a reformulação do PAA em 2013, o pagamento aos produtores é realizado diretamente em conta corrente e o produtor saca com cartão magnético”, garantiu Carlos Pinheiro, gerente do PAA na Seaprof.

Os recursos destinados à compra da produção da agricultura familiar são do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e MDA. São parceiros na operacionalização a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Ceasa e, nos municípios, as prefeituras dão suporte ao Programa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter