A Polícia Civil incinerou nesta quinta-feira, 17, cerca de 150 quilos de drogas (cocaína e maconha) apreendidos pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) nos últimos sete meses de 2011, em Rio Branco. Em novembro do ano passado a Polícia Civil já havia destruído 200 quilos de droga, resultado de ações da especializada no ano anterior.
No mesmo período em que ocorreram as apreensões de drogas, a DRE realizou 130 procedimentos policiais, que deram origem à prisão de várias pessoas ligadas ao tráfico de drogas na capital acreana. Até 2011 a Polícia Civil encaminhava a droga apreendida pela instituição, por via judicial, à Polícia Federal, para o devido procedimento.
A incineração aconteceu em uma cerâmica do Distrito Industrial e contou com a presença do secretário da Polícia Civil, Emylson Farias, do secretário de Segurança Pública, Ildo Reni Graebner, de peritos criminais, do promotor da Vara de Tóxico, Tales Fonseca Tranin, do delegado Vanderlei Thomas, do Departamento de Polícia da Capital e do Interior (DPCI), e dos delegados da DRE Pedro Paulo Buzolin e Thiago Fernandes.
De acordo com Buzolin, a droga incinerada é parte das apreensões realizadas nos últimos sete meses de 2011, visto que existem processos que ainda não foram concluídos pela Justiça, e os materiais (entorpecentes) não podem ser destruídos.
O secretário da Polícia Civil Emylson Farias destacou a política repressiva forte implantada pelo Estado e o esforço do governador Tião Viana para fortalecer todo o sistema de Segurança Pública. “Combater o crime em todas suas vertentes de maneira dura e eficaz. Isso é demonstrado hoje com a incineração de 150 quilos de droga apreendidos no período de sete meses. Nos cinco primeiros meses deste ano já temos mais de 100 quilos de entorpecentes apreendidos pela DRE”, afirmou o chefe de polícia.