Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais está em novo endereço

O Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) oferta vacinas específicas para quem, por motivos biológicos, é impedida de usufruir das disponíveis na rede pública. Entre o público estão pessoas portadoras de imunodeficiência congênita, infectadas pelo vírus HIV, cardiopatas, portadores de doenças neurológicas, hepatológicas, respiratórias, profissionais de saúde.

Outros casos incluídos na lista dos que são beneficiados pelos imunobiológicos especiais recebem indicação a partir de critérios médicos. A estruturação do centro é resultado de investimentos feitos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) ao longo dos anos na melhoria de qualidade de vida de quem convive com doenças crônicas diversas e na aquisição de imunobiológicos de moderna tecnologia, com o objetivo de atender uma parcela da população brasileira que necessita de produtos especiais não disponíveis na rotina dos serviços de saúde.

Implantado há 12 anos no ambulatório da Maternidade Bárbara Heliodora, o Crie é vinculado ao PNI, Vigilância Epidemiológica e Sesacre. A equipe é composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, todos profissionais capacitados para atuar na área de imunização que realizam investigação e acompanhamento dos casos suspeitos de reações adversas após a vacinação e substituição com as vacinas especiais, caso seja necessário.

O centro funciona em período integral, inclusive no horário noturno, fins de semana e feriados, para atender as solicitações médicas dos imunobiológicos especiais em casos de urgência e emergência. O critério para obter as vacinas do CRIE é ser atendido por médico (tanto da rede pública quanto privada) que deve emitir breve relatório sobre a indicação do imunobiológico especial.

A nova sede do CRIE fica na rua Guiomard Santos, 74 – Bairro José Augusto, ao lado da Igreja Batista do Bosque e abriga ainda o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para hepatite B e HIV.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter