A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) completa seu jubileu de ouro. E, para celebrar as cinco décadas de existência, a mesa diretora promoveu nesta quarta-feira, 13, uma cerimônia em comemoração e homenagens aos ex-presidentes da Casa e outros parlamentares que fazem parte da história do Legislativo acreano.
Entre os homenageados estavam o vice-governador César Messias; o secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens); Edvaldo Magalhães, o ex-deputado Wildy Viana, pai do governador Tião Viana e do senador Jorge Viana, e a ex-governadora Iolanda Fleming.
César Messias, que foi deputado estadual por dez anos e durante sua legislatura chegou à presidência da Casa, afirmou que ao longo de sua história a Assembleia foi palco de grandes histórias e embates políticos.
“Tenho certeza absoluta de que todos nós, acreanos, temos muito orgulho da Assembleia Legislativa e dos parlamentares que passaram por aqui. Ao longo desses anos tivemos deputados atuantes e excelentes na defesa do povo”, declarou o vice-governador.
Na opinião do ex-presidente da Aleac, Edvaldo Magalhães, a Assembleia é o esteio da democracia, e cada legislatura da Casa registrou o grau de maturidade do povo acreano. Para Magalhães, um dos momentos mais importantes que a Aleac viveu nessas cinco décadas foi durante o combate ao crime organizado.
“Foi o momento da afirmação das instituições públicas, quando nós tivemos aqui um grande embate contra o crime organizado. O Poder Legislativo foi o palco desse embate e dos debates. Aqui aprofundaram-se as investigações, aqui se acolheu também a posição firme de dar um passo na nossa história no sentido de termos instituições firmes e independentes”, disse o secretário.
27 anos dedicados à vida parlamentar
Na lista de homenageados da sessão solene do jubileu de ouro do Poder Legislativo também estava o atual presidente da Casa, deputado Élson Santiago. A homenagem foi uma surpresa da mesa diretora a Santiago por ele ser o parlamentar a atuar na legislatura há mais tempo – são 27 anos exercendo mandato de deputado estadual.
“São sete mandatos. Vou concluir agora com 28 anos de trabalho dedicado à Aleac. Para mim é uma satisfação muito grande participar deste momento, e como chefe-maior da instituição. E o que posso dizer é que a cada ano a Assembleia se consolidou como elo entre o povo e os poderes. Hoje nós representamos a população acreana, que merece ser parabenizada por ter uma instituição forte”, concluiu Santiago.