A encenação Xô, Mosquito foi apresentada aos pais na primeira reunião da Escola Estadual Ruy Azevedo, localizada na zona rural de Rio Branco.
O combate ao mosquito Aedes aegypti é pauta na comunidade, dentro e fora do ambiente escolar. Os alunos assumiram a missão de vigilantes. Folhetos foram distribuídos e alertas, reforçados pela equipe gestora.
Os estudantes encenaram a rotina caseira de prevenção à doença, um esquete organizado pela amiga da escola Roberta Santos. A protagonista era a aluna do sétimo ano Cassiane Souza, que interpretou a Consciência Limpa. Segundo a atriz, suas falas ajudaram as pessoas a entenderem que cada um deve fazer sua parte.
Sua colega, Marilza Bezerra, do oitavo ano, era a vizinha zelosa, que destacou as principais formas de evitar água parada em casa, uma vez que os ovos e larvas do mosquito precisam desse meio para se desenvolver – atos que não eram praticados pela vizinha “vacilona” e que fez seu filho ficar doente.
“A escola é condutora de orientações, e nesse momento estamos mobilizados para enfrentar a epidemia”, explica a diretora Elisângela Mendonça. Um mural foi montado com informativos sobre atitudes de precaução. Dengue, chikungunya e zika tornaram-se temas pedagógicos e estão sendo debatidos nas aulas em diferentes disciplinas.