Xapuri se prepara para aderir ao Programa Estadual de Feiras Regionais

apresentacao_programas_feiras_xapuri_15_05-2015_angela_peres (5)   A terra do líder seringalista Chico Mendes está em fase preparatória para aderir ao Programa Estadual de Feiras Regionais. A reunião para definir a comissão provisória responsável pela implantação do projeto em Xapuri foi realizada na noite desta quinta-feira, 14, no auditório do Centro Estadual de Educação Popular (Cedup). O encontro reuniu gestores públicos municipais, empreendedores locais e foi coordenado pelo gestor da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), Henry Nogueira.

O programa incentiva a criação de feiras de economia solidária nos 22 municípios acreanos. A ideia fomenta a implantação e espaços permanentes de comercialização aos adeptos da prática solidária e beneficiários de pequenos negócios. Outra aposta do projeto é a cartilha que contém recomendações para a promoção dos eventos e instruções em boas práticas no manuseio e armazenamento dos produtos ofertados.

Márcio Miranda, prefeito de Xapuri, avalia a relevância da feira para o município: “Estamos passando por uma situação complicada, que foi a alagação. Período em que todos os municípios que foram afetados sofrem com a economia. Mas as pessoas precisam de uma alternativa e a feira vem como uma solução, principalmente para os pequenos empresários”.

Estima-se que aproximadamente 800 pessoas sejam beneficiadas diretamente com o Programa de Feiras Regionais na região. A deputada estadual Leila Galvão foi quem fez a indicação na Assembleia Legislativa do Acre para a criação de Feiras de Economia Solidária no Alto Acre. “As feiras regionais proporcionam inclusão de pequenos produtores que ainda não possuem organização para comercializar seus produtos. Além de ser uma forma de fortalecer a economia que foi abalada pelas fortes enchentes que atingiram o Alto Acre”, destacou a deputada.

Em novo encontro, serão definidos os empreendimentos que irão participar da feira. O produtor Raimundo Pedro da Silva ficou feliz com a possibilidade de aumentar a renda familiar. “A gente que é produtor fica muito contente em expandir os negócios”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter