Instituto Federal de Educação Profissional amplia rede e garante campus com cursos técnicos e de nível superior em Xapuri
Parceria entre as três esferas de Governo – federal, estadual e municipal – faz Xapuri seguir se consolidando como pólo do conhecimento na região Norte. Em reunião com o governador Binho Marques e o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, o secretário nacional de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, assegurou a implantação do Campus Avançado de Xapuri do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), que já em 2011 estará ofertando 80 vagas de nível superior em Ciências da Natureza e de Gestão Ambiental, além de ampliar a oferta de cursos técnicos possivelmente com o ensino médio integrado.
"Queremos fazer daquele município um ambiente do conhecimento", disse o governador, lembrando que grandes passos foram dados nessa direção: o Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE), instituição internacional de estudo com sede na Costa Rica, implantou oficialmente este mês seu escritório técnico nacional naquele município, e o prefeito Bira Vasconcelos decretou a criação do Polo de Conhecimento de Xapuri. Além disso, Universidade de Brasília (UnB e Universidade Federal do Acre (Ufac) mantém cursos de graduação e especialização. Os cursos são voltados ao desenvolvimento sustentável.
Na base do acordo está a transferência de uma escola estadual para o MEC implantar o campus do Ifac. O encontro foi realizado no Gabinete do Governador e estiveram presentes assessores do MEC e o diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr de Educação Profissional, Irailton Lima. Ainda no começo de dezembro, o governador Binho Marques pediu a aprovação do Programa Estadual de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, que prioritariamente será concretizado através do Polo de Conhecimento de Xapuri, instituído pelo projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa como uma unidade territorial integradora do conjunto de ações de promoção e fomento às atividades voltadas para o conhecimento, seja de ensino, formação, pesquisa ou desenvolvimento tecnológico no Estado do Acre. O programa está baseado nos seguintes princípios: 1) uso dos recursos naturais com responsabilidade e conhecimento técnico para proteção e integridade do sistema climático em benefício das presentes e futuras gerações; 2) desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias orientadas para o uso racional dos recursos ambientais; difusão de tecnologias de manejo do meio ambiente, divulgação de dados e informações ambientais e formação de uma consciência pública sobre a necessidade de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico.
A manutenção do programa se dará também pela captação de recursos junto aos Fundos de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e de Florestas. O programa prevê renúncia de impostos para atividades de estudo e pesquisas em Xapuri. "Buscamos atender a sociedade acreana com ensino técnico e superior neste próximo ano em Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul também, e em Xapuri as condições são ainda mais especiais, pois atualmente não há nenhum curso superior na região que atenda a demanda de formação dos jovens. Com mais esta parceria com o Governo do Estado, ofereceremos neste primeiro semestre de 2011, o tecnólogo em Gestão Ambiental e mais uma licenciatura", afirmou o reitor do Ifac, Marcelo Minghelli, lembrando que a demanda pelos cursos superiores veio da socieadade. "É mais um presente que o Governo Federal e o governador BInho Marques dá ao povo de Xapuri", comemorou o prefeito Bira Vasconcelos.
No encontro com o governador, o reitor do Ifac reforçou a proposta de manter a ampliação das atividades dialogando verticalmente e harmonicamente com os atores institucionais do Estado. Entre outras ações, existe a proposta de realização de um fórum no início do próximo ano para discutir com a sociedade a expansão do Ifac, criando, por exemplo, o Núcleo de Certificação, mais dois campus e a escola binacional.
Eliezer Pacheco, acompanhou Marcelo Minghelli em visita técnica as obras do campus Rio Branco no bairro Xavier Maia. Pacheco prestou esclarecimentos públicos sobre investimento na educação técnica e profissional, oferta de cursos técnicos e superiores gratuitos para a população do Acre e construção de núcleos em Cruzeiro do Sul, Xapuri e Rio Branco. "A partir de agora podemos garantir já para 2011 dois cursos importantes que certamente irão favorecer muito a comunidade de Xapuri", reafirmou Pacheco.