Programação Cultural agita as noites de Xapuri durante os festejos de São Sebastião
Xapuri em Concerto é o nome da programação cultural que vem agitando as noites da cidade conhecida como Princesinha do Acre durante os festejos de São Sebastião. A iniciativa é inédita em 107 anos de festa religiosa e foi tomada pela comunidade xapuriense, que se mobilizou para oferecer a moradores, romeiros e visitantes uma alternativa de lazer durante a festividade.
Jardel, Jarede, Kelen Mendes e Trupe abriram a programação cultural no sábado, que teve a cena roubada pela Orquestra de Sanfonas com músicos de Xapuri. O forró do seringal agitou a primeira noite de programação e subiram ao palco Luiz Mendes, Juvenal, Zé da Porca, Prego e Pereirinha com o Grupo Harmonia.
No domingo foi a vez do cortejo dos bonecos gigantes embalados pela Banda de Música Dona Júlia Gonçalves Passarinho. As principais ruas da cidade foram percorridas pela Cobra Grande, Mãe da Mata e Mapinguari, acompanhados de animais da flora amazônica. "A idéia é ressaltar a cultura amazônica, as lendas que fazem parte do imaginário, tudo isso dentro do propósito de promover o acesso aos bens culturais para o povo de Xapuri", disse a produtora cultural Camila Cabeça. O chorinho do Som da Madeira e o rock do Mapinguari Blues se encerraram à noite.
Danah Costa e os Nobres, com a nova MPB, o reggae da Banda Gaya e o hip hop dos Yaconawas animam moradores e visitantes hoje, segunda-feira, a partir das 20 horas.
A programação cultural Xapuri em Concerto foi produzida por artistas, produtores e personalidades ligadas à cidade, com a realização do Governo do Estado do Acre, Prefeitura de Xapuri e Fundação de Cultura e Desporto do município. O Sistema Público de Comunicação, Fundação Cultural Garibaldi Brasil e a Paróquia de São Sebastião do município apoiaram o evento.
A Parati do Acre
A Princesinha do Acre vai ganhar mais atenção cultural. Governo do Estado e prefeitura de Xapuri estão unidos, entre outros projetos, para transformar Xapuri numa cidade com forte apelo cultural. Feiras de livros, festivais de cinema e música são alguns dos atrativos que estão sendo pensados para aquecer a programação cultural do município, de acordo com Ermício Sena, um dos articuladores do projeto.
Com 14 mil habitantes e distante 182 quilômetros da capital acreana, Xapuri é uma cidade pequena, acolhedora e com alguns ícones culturais como o Forró do Juvenal, os licores de Maria Cosson, a comida da Tia Vicência, a praça do Mirante, os museus que abrigam parte da história da Revolução Acreana e a casa de Chico Mendes. Detalhes ricos de uma cultura e de uma história que o povo brasileiro merece conhecer.