Passagens já estão sendo comercializadas pelas agências de viagem em todo estado
Chega em Rio Branco na próxima segunda-feira, às 10h20, o voo inaugural da empresa aérea Star Peru que terá destino para as cidades de Cusco e Lima. Uma solenidade com a presença de autoridades acreanas e bolivianas irá marcar esse momento especial no processo de integração comercial, econômica e turística entre o Peru e o estado do Acre. Os voos serão regulares, sempre na segunda e sexta-feira, com chegada às 10h20 no Aeroporto Internacional de Rio Branco, e saída às 11 horas.
As agências de viagem já começaram a vender as passagens da rota há mais de um mês e o voo inaugural sairá com mais da metade das cadeiras preenchidas, de acordo com José Raimundo Moraes, da empresa Moraes Tur, que representa a Star Peru no Acre. Os preços das passagens variam. A média, segundo o empresário, é de U$ 480 ida e volta de Rio Branco a Lima, e U$ 280 ida e volta para Cusco. Os voos não são itinerários longos, já que o aeroporto internacional de Lima é mais próximo da capital acreana que o aeroporto de Manaus.
A Secretaria de Turismo, Setul, estima que pelo menos cinco mil acreanos são clientes em potencial para o voo que ligará Rio Branco a Cusco e a Lima. O turismo para o Peru vem sendo cada vez mais incentivado e não apenas os acreanos interessados em descobrir as maravilhas do país vizinho serão beneficiados pela nova rota área internacional. Turistas de todo o Brasil terão mais uma opção de entrada, utilizando o Acre como porta, como já vem acontecendo através da ligação rodoviária. Hoje, um ônibus sai todos os dias de Rio Branco para Puerto Maldonado.
O Secretário de Turismo do Acre, Cassiano Marques, encara a conquista dos voos como fruto da determinação e do esforço do Governo do Estado em promover a integração com o país vizinho também através do turismo. O Acre será o segundo acesso aéreo do Brasil com o Peru. Atualmente, o Brasil e o Peru são ligados por via aérea através dos voos que partem de São Paulo com destino a Lima, capital peruana. Dos vinte e seis estados brasileiros, além do Distrito Federal, São Paulo era o único que oferecia a conectividade com a capital peruana.
"Esse voo vem coroar um trabalho realizado pelo Governo do Estado na busca de consolidar a rota Amazônia-Andes-Pacífico, trazendo mais desenvolvimento por meio da integração de toda região", afirma Ediza Melo, da Secretaria de Turismo.
{xtypo_rounded2}Voo internacional Rio Branco/Cusco/Lima
Rio Branco/Cusco – 1h10m de voo
Cusco/Lima – 55m
Empresa: Star Perú{/xtypo_rounded2}