Voo Acre-Lima se consolida e fortalece turismo na região

Presidente da Embratur visita o Acre e vai a Lima acompanhado de empresários e do governo

presidente_embratur_seringal_cachoeira_foto_luciano_pontes_11.jpg
star_peru4.jpg

Representantes do trade turístico do Acre e do Peru se reuniram em Rio Branco e Xapuri. Encontro marcou implantação de voo direto do Estado para o país vizinho (Fotos: Gleilson Miranda e Angela Peres/Secom)

Neste domingo, Mário Moysés, presidente da Embratur, foi recepcionado no Aeroporto Internacional Plácido de Castro pelo secretário de Estado de Turismo, Cassiano Marques. Na extensa agenda de Moysés constaram reuniões com o trade acreano, governo e prefeitos, além de visitas a Xapuri e ao seringal Cachoeira e viagem pelo trecho Rio Branco-Cusco-Lima para encontro institucional com os representantes da área turística do Peru.

A Embratur é a autarquia especial do Ministério do Turismo responsável pela execução da Política Nacional de Turismo no que diz respeito a promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional.

Moysés se reuniu com prefeitos no seringal Cachoeira para debater a criação de produtos turísticos sob a ótica municipal. Iniciativas locais, como a criação dos Conselhos Municipais de Turismo, sinalização turística das cidades, capacitação de pessoal e fortalecimento da cultura, podem impulsionar um salto qualitativo para as pessoas da cidade. O turismo é uma indústria limpa, que gera muitos empregos e ainda fortalece o sentimento de orgulho dos locais.

De acordo com o presidente da Embratur, toda a Amazônia, e em especial o Acre, vai ser beneficiado pelos megaeventos que se aproximam, como Copa do Mundo e Olimpíadas. E a Embratur tem fortalecido programas de capacitação e apoio para os Estados do Norte desenvolverem suas indústrias.

O roteiro Brasil-Peru, ligado pelo Acre, já provou que é totalmente viável. Um comparativo nos registros de migração na fronteira de Assis Brasil contabilizou 3.509 pessoas atravessando as cancelas no ano de 2006. Em 2009 esse número cresceu para expressivos 35 mil viajantes indo e vindo. A indústria turística no Brasil vem crescendo, passamos de quarto para segundo país da América Latina no Índice de Competitividade Turística em 2009. O Acre vem acompanhando esse crescimento nacional e tem muito a aprender com o Peru, que já conta com vários roteiros e produtos que atraem milhares de visitantes de toda parte do planeta.

O Acre vai vivenciar um impacto positivo por se aproximar de Cusco como ponto de partida e escala. “Os pacotes turísticos do Acre estão se consolidando e as empresas têm investido pesado. Em cinco anos aumentamos de 13 para 42 agências de viagens no estado. Em breve teremos mais um voo da TAM e outro da TRIP para Rio Branco”, adiantou Cassiano Marques.

Moysés e Marques tiveram novo encontro com o trade acreano, entre a chegada de Xapuri e a partida no voo da Star Peru para Cusco, com mais 16 passageiros. “É um bom número para o início da operação. Sem contar que vamos aumentar a propaganda do voo aqui no Acre e começar a divulgar no Peru e nos estados vizinhos, como Rondônia. Mesmo assim, todos os dias, vendemos bilhetes para lá”, afirmou José Raimundo Morais que é presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Acre.

Fruto de muito trabalho

Foram necessárias dezenas de reuniões entre representantes do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Setul), o trade turístico acreano e a empresa aérea interessada em operar a rota, a Star Perú, até que o voo pudesse ser realizado. O esforço da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, para promover as condições necessárias para a operação do voo internacional junto a órgãos federais como a Infraero, Receita Federal, Ministério da Agricultura e Pecuária foi determinante. Muitas dificuldades precisaram ser superadas, num grande esforço conjunto, para que o voo internacional entre os dois países de fato acontecesse. 

00_presidente_embratur_seringal_cachoeira_foto_luciano_pontes_22.jpg

No seringal Cachoeira, presidente da Embratur falou da importância do turismo para a qualidade de vida das pessoas que moram em Xapuri (Foto: Luciano Pontes/Secom)

"O voo é a consolidação do Acre enquanto destino turístico. Agora o Acre passa a ser escala área, destino e ponto de partida na Rota Internacional Amazônia Andes Pacífico, atraindo para o Estado turistas que já frequentam o Peru", disse o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Cassiano Marques, um dos grandes articulares para que o voo acontecesse. Os voos serão regulares, segundas e sextas-feiras, com chegada às 10h20 no Aeroporto Internacional de Rio Branco e saída às 11 horas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter