4 km

Voluntários e governo iniciam demarcação da trilha APA Lago Amapá

Marcações foram feitas em árvores com distância entre 300 a 400 metros uma das outras (Foto: Angela Peres/Secom)

Domingo, dia de descansar, certo? Bom, não para um grupo de pessoas que se voluntariou para demarcar, hoje, 27, uma das trilhas da Área de Proteção Ambiental (APA) Lago Amapá. A ação contou com apoio do governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo e Meio Ambiente, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da comunidade da região.

Thalita Figueiredo, servidora pública, foi uma das idealizadoras da atividade e estava lá como voluntária na demarcação da trilha que tem cerca de quatro quilômetros. Ela conta que desde o período que fez sua especialização em Potencialidades Turísticas do Acre busca participar de ações que divulguem o que o Estado tem de bom, foi então que se juntou ao grupo Travessias na Floresta que está atuando em marcações de trilhas, há semanas atrás fez, inclusive, a marcação da trilha na Reserva Chico Mendes.

“Essa é uma atividade relativamente simples, desde que as pessoas envolvidas estejam de acordo. Neste caso, a proprietária da área que entramos na APA autorizou que colocássemos a marcação na cerca, indicando que esse é um caminho da trilha. Essa é a minha primeira vez e estou adorando”, comentou a servidora pública.

Sidney Camurça, membro do ICMBio e voluntário, atuou na demarcação da trilha da Reserva Chico Mendes e auxiliou na marcação realizada na APA Lago Amapá. De acordo com ele, a marcações têm distância média de 300 a 400 metros, permitindo que o trilheiro norteie-se sobre a direção que deve seguir ao longo do percurso.

“Utilizamos as árvores ou pontos não naturais mais visíveis. A direção da marcação indica que rumo o trilheiro deve tomar. Neste caso usamos um pé. Se ele estiver na vertical, significa que deve seguir em frente. Se estiver na horizontal, significa que deve fazer uma curva”, detalhou o voluntário.

A representante da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Cristina Lacerda, ressaltou que os protagonistas dessa demarcação são mesmo os voluntários e informou que o governo entra com o suporte para as equipes que toma iniciativa de se voluntariar.

“A ideia é fazer com que o cidadão possa se sentir parte desses espaços verdes. Vamos auxiliando a medida que eles vão nos demandando. Quanto mais trilhas como essas forem criadas, mas chances temos de proteger essas áreas. Além disso, isso chama a comunidade para valorizar essas áreas, ao invés de pensar em queimadas, desmatamentos”, concluiu a gestora.

Com a marcação da trilha, os interessados em desbravar os caminhos da APA Lago Amapá poderão percorrer os quatro quilômetros em segurança, sabendo a direção certa a tomar. “Isso é uma ótima opção para as famílias virem aos fins de semana, feriados, valoriza a natureza e ajuda na conscientização da preservação dessas áreas”, frisou Cristina Lacerda.

Grupo percorreu os quatro quilômetros da trilha (Foto: Angela Peres/Secom)