Viver Ciência Juruá supera expectativa e reúne sete mil pessoas

dsc_0559
Milhares de alunos prestigiaram a mostra em Cruzeiro do Sul (Foto: Mágila Campos/SEE)

A primeira edição da Viver Ciência Juruá, em Cruzeiro do Sul, superou a média de público esperada pelos organizadores. Sete mil pessoas passaram durante os dois dias de mostra, realizada no campus do Instituto Federal do Acre (Ifac).

“Superamos nossas expectativas em relação à quantidade de pessoas que participaram ativamente da Viver Ciência no Juruá. Isso é bom. Esperamos que esta experiência vivida de forma pontual seja um elemento transformador na relação escola, professor e aluno, na construção do conhecimento”, destaca Marco Brandão, secretário de Estado de Educação e Esporte.

A Mostra de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação é o maior evento científico da educação básica do Acre. Realizada em Rio Branco desde 2015, este ano teve sua primeira edição no Vale do Juruá.

A coordenadora da mostra, Cleide Prudêncio, avalia como positivos os resultados: “Estávamos esperando de cinco a seis mil pessoas e fomos surpreendidos positivamente. O número é significativo e demonstra que, da capital ao interior, os acreanos estão envolvidos com a qualidade do ensino público acreano”, ressalta.

A Viver Ciência é um projeto do governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), que visa valorizar o ensino público do Acre.

No Juruá contou com a participação de escolas públicas e particulares de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, além de instituições de ensino superior da região e entidades parceiras.

Parceiros

Abertura reuniu gestores e alunos no auditório da Ufac (Foto: Mágila Campos/SEE)
Abertura reuniu gestores e alunos no auditório da Ufac (Foto: Mágila Campos/SEE)

Para valorizar ações de pesquisas e inovações do ensino público acreano, 27 instituições atuantes no Acre se envolveram diretamente com a mostra, viabilizaram a parte logística e ainda expuseram atividades.

O Ifac por exemplo, além de ceder o espaço para a realização do evento, realizou a Semana de Matemática – e a Universidade Federal do Acre (Ufac) fez exposição de trabalhos científicos, produzidos pelos acadêmicos do campus de Cruzeiro do Sul.

Outro órgão responsável direto para o sucesso do evento foi o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Acre: “A ousadia de realizar a Mostra Viver Ciência também na região do Juruá, ampliando a quantidade de estudantes contemplados, demonstra o compromisso do governo do Estado, com o desenvolvimento da educação, pesquisas e tecnologias no Acre. Estamos orgulhosos de investir no ensino e ver os excelentes resultados”, destaca Daniel Zen, deputado estadual.

Atividades educacionais

Além das atividades dos parceiros a SEE e as escolas entraram com uma extensa programação. Teve apresentação de 20 projetos científicos, 24 oficinas e mais de 200 atividades artísticas no palco cultural.

Na parte educacional teve ainda minicursos, edições do papo jovem, experimentos de ciência do cotidiano, palestras, exposição científica e demonstração de robótica educacional.

“Estou encantada com este lugar, nunca tinha participado de nada parecido. Agora eu sei o quanto a ciência e a tecnologia são importantes para a educação. Vi muitos trabalhos interessantes e me empolguei para começar a pesquisar também”, conta Caroline Silva, estudante do 2º ano do ensino médio, da Escola Flodoardo Cabral.

Planetário

O planetário móvel foi outra novidade da mostra. Mais de dois mil visitantes conheceram de forma dinâmica e criativa o funcionamento do sistema solar, das constelações e dos planetas.

A pequena Letícia Magalhães saiu deslumbrada e revela: “É muito lindo, vi o céu e as estrelas brilhando, nem queria sair de lá. Da próxima vez que tiver, quero ir de novo.”

Produção regional

Outro destaque da feira foi a exposição e vendas dos produtos regionais, como farinha, biscoitos e óleos vegetais, fabricados pelos produtores da região do Vale do Juruá. As bajolas, meios de transporte dos ribeirinhos da região, também foram expostas no evento.

Viver Ciência Juruá

A mostra teve como tema Educação e Saberes Amazônicos, como forma de pluralizar, diversificar e mostrar os saberes e os conhecimentos regionais. Foi realizada nos dias 29 e 30 de novembro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter