Viver Ciência Juruá reúne alunos de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima

Alunos da escola Juarez Ibernon, da zona rural de Cruzeiro do Sul, participando da feira (Foto: Thais Farias)

Uma nova visão de mundo. É assim que os estudantes dos municípios vizinhos de Cruzeiro do Sul definem a participação na 2ª Mostra Acreana de Educação Ciência, Tecnologia e Inovação – Viver Ciência. São mais de 4 mil alunos que residem distantes do centro da cidade, encantados com as novidades da feira, que este ano acontece no Instituto Federal do Acre, no polo do município.

Os estudantes dos municípios de Rodrigues Alves e Mâncio Lima  tiveram oportunidade de prestigiar o evento na manhã dessa quarta-feira, 25, junto aos jovens das escolas situadas na zona rural do município. Charles André, coordenador da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) no Vale do Juruá, se diz satisfeito com o benefício que o evento leva a esses jovens.

“É uma experiência fantástica envolver nossos alunos do interior na Viver Ciência. Observá-los apresentando seus trabalhos realizados na escola aqui no Ifac nos traz orgulho e esperança na educação pedagógica trabalhada pelos nossos profissionais”, diz.

São mais de 4 mil alunos que residem distantes do centro da cidade participando do evento (Foto: Thaís Farias)

A primeiro edição da Mostra no Juruá foi um marco para os estudantes envolvidos, tanto que houve uma expectativa muito grande para esta segunda edição. A professora de Biologia da escola Juarez Ibernon, localizada na Vila Santa Luzia, Br 364, diz que “é um privilégio poder trazer os alunos até a Viver Ciência. São pessoas que vivem reclusas no interior da cidade e que tem agora a oportunidade de enxergar um mundo diferente do que eles estão acostumados”.

O número de participantes já no primeiro dia de feira foi maior que a da edição anterior. “Temos praticamente o dobro de participantes, maior  número de projetos científicos e mais atividades neste ano. Aqui, envolvemos os estudantes na área da ciência, da tecnologia, da inovação, então é um legado importante que a Mostra nos deixa”, ressalta Charles André.

A escola da rede pública atende alunos do ensino médio que participa pela segunda vez da feira. Ao todo são 10 turmas, totalizando cerca de 400 alunos matriculados na instituição. “É uma realidade totalmente diferente. Ver coisas novas faz a gente querer aprender cada vez mais”, aponta a estudante Jéssica Sales, de 17 anos

Apresentar uma outra realidade para esses estudantes é a ideia central dessa experiência. Os alunos do Bombeiro Mirim de Rodrigues Alves, por exemplo, participaram pela primeira vez do evento. “É uma nova forma de ganhar conhecimento, por meio dos trabalhos que vemos aqui. Tenho certeza que todos nós vamos querer tomar mais conhecimento sobre tecnologias e outros assuntos”, disse Lorrane de Souza, de 14 anos.  Ao todo, 22 escolas da zona urbana, rural e municípios próximos puderam prestigiar a maior feira da educação básica do estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter