Viveiro em Feijó vai distribuir 200 mil mudas de açaí

Edivaldo de Andrade acompanha o desenvolvimento das mudas produzidas no viveiro de Feijó (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Edivaldo de Andrade acompanha o desenvolvimento das mudas produzidas no viveiro de Feijó (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O açaí é uma cultura agrícola que desponta com grande potencial de crescimento no Acre. Alguns fatores explicam o bom momento para quem produz ou pretende investir na produção do fruto.  O primeiro deles é o solo e clima adequados para o bom desenvolvimento da planta. Outro fator é o crescimento do consumo de açaí no Brasil e no mundo, o que garante um bom retorno financeiro.

O último fator e não menos importante são as políticas públicas desenvolvidas pelo governo do Acre para incentivar a produção do fruto no estado. Essas políticas vão desde a distribuição de mudas, assistência técnica e a instalação de indústrias de beneficiamento. É o caso da Superfruits Global Acre Importação e Exportação Ltda, que vai produzir açaí em pó na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e deve começar a operar no início de 2016. Só no primeiro ano de funcionamento, a empresa vai adquirir mil toneladas da fruta dos produtores acreanos.

Para garantir que não falte açaí para a produção industrial e para o consumo interno, o governo do estado investe no plantio e na distribuição de mudas.

Em Feijó, há cerca 340 quilômetros de Rio Branco, a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) possui um viveiro que está em plena produção. A previsão em 2015 é que sejam distribuídas 200 mil mudas de açaí aos produtores rurais acreanos.

Oitenta mil mudas já estão prontas para serem entregues. “Já estamos fazendo à entrega para alguns produtores e aguardamos a chegada do período de verão para levar as mudas aos locais de difícil acesso”, destaca Edivaldo de Andrade, coordenador da cadeia produtiva do açaí na Seaprof.

Na quinta-feira, 28, o produtor Antônio Façanha, morador da Vila São Pedro, em Cruzeiro do Sul, recebeu duas mil mudas de açaí. “Os produtores rurais sabem que o açaí a cada dia dá mais retorno. A gente agradece esse apoio do governo para quem quer investir nesse cultivo”, afirma.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter