Viveiro da Floresta abastece todo o estado com variedade de espécies

Com uma produção anual de cerca de 500 mil mudas, o Viveiro da Floresta abastece todo o Estado. Gerido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a instituição cultiva 60 espécies de plantas diferentes, entre frutíferas e florestais.

O Programa de Arborização Urbana do Acre, desenvolvido pela Sema, e demais programas do governo que envolvem a produção rural são abastecidos com as mudas do Viveiro, que está aberto à visitações.

O Viveiro produz 500 mil mudas por ano (Foto: Diego Gurgel/Secom)
O Viveiro produz 500 mil mudas por ano (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“Todo mundo que quiser solicitar planta aqui, a gente também atente sem custo nenhum”, explica o coordenador do Departamento de Silvicultura da Sema, André Schatz.

Grande parte das plantas cultivadas são nativas. O viveiro também possui um grande potencial das principais espécies da fruticultura no Acre. “A gente produz muito açaí, que é uma espécie muito demandada. As espécies florestais mais utilizadas nos planos de manejo e serrarias também são produzidas no Viveiro”, destacou André.

Com 10 anos de atuação ambiental, o Viveiro da Floresta emprega mais de 20 servidores e é gerido com recursos do Ministério do Meio Ambiente e governo do Estado.

Localizada na Rodovia AC-40, Km 3, em Rio Branco, a instituição está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Durante a Semana do Meio Ambiente (3 a 10 de junho) as mudas serão distribuídas em vários pontos da capital.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter