Visitantes aprendem a jogar xadrez na Expoacre 2019

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Divisão de Tecnologia Educacional, trouxe para a Expoacre o jogo de xadrez como uma das atrações do estande da SEE.

O xadrez pode ser considerado uma arte, uma ciência. É classificado como um jogo de tabuleiros de natureza recreativa ou competitiva, muito apreciado pela garotada. É disputado entre dois jogadores utilizando-se um tabuleiro e 16 peças, sendo representados por peões, torres, cavalos, bispos, um rei e uma rainha. O principal objetivo no xadrez é eliminar o rei do adversário ou colocá-lo em xeque.

Jogo de tabuleiros de natureza recreativa ou competitiva Foto: Odair Leal

“Estamos aqui com o xadrez, pois as pessoas procuram muito para aprender a jogar. Trouxemos o responsável pela Federação Acreana de Xadrez nos ajudando no estande, ensinando os interessados a jogar, mostrando as regras. A procura maior tem sido pelos jovens, mas as pessoas de mais idade também aproveitam para jogar”, comentou o professor Rarismar Bezerra, chefe da Divisão.

A prática do xadrez no ambiente escolar é muito proveitosa, pois os professores podem trabalhar com seus alunos para desenvolver suas habilidades, tendo como destaque: memória,  concentração, planejamento e tomadas de decisões.

Jogo de tabuleiros de natureza recreativa ou competitiva (Foto: Odair Leal)
O principal objetivo no xadrez é eliminar o rei do adversário ou colocá-lo em xeque Foto: Odair Leal 

Rarismar destacou, ainda, o sucesso do museu da tecnologia fazendo uma volta ao tempo, às décadas de 70 e 80, com equipamentos que foram lançados na época, como videogames, celulares, televisores, máquina de escrever, dentre outros, muito bem visitado por pessoas de várias idades e  os mais idosos olham tudo com saudosismo.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter