Visando melhorar atendimentos, Fundhacre promove curso de atualização em curativos no pé da pessoa com diabetes

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhace), realizou nesta quarta-feira, 7, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), um treinamento de atualização ao corpo técnico e de enfermagem no tratamento do pé da pessoa com diabetes. O curso, teórico e prático, contou com cerca de 20 profissionais de diferentes setores do complexo hospitalar.

Treinamento ocorreu na quarta-feira, 7, e foi ofertado a servidores de diferentes setores. Foto: Ascom/Fundhacre

O cuidado com os pés em pessoas com diabetes é fundamental para prevenir complicações graves, como úlceras e amputações, uma vez que a doença pode causar danos nos nervos (neuropatia) e na circulação sanguínea, o que diminui a sensibilidade nos pés e torna mais difícil a cicatrização de feridas.

A Fundhacre dispõe de um ambulatório que atende pacientes que necessitam destes cuidados. No entanto, o treinamento foi ofertado para representantes de diferentes setores, visando garantir a qualidade dos atendimentos, independente de qual setor o paciente esteja sendo cuidado, é o que ressalta Monica Nascimento, do NEP.

“O curso é oferecido tanto para o corpo de enfermagem quanto para o ambulatório do pé das pessoas com diabetes do Hospital do Idoso, entre outras unidades de internação. O objetivo é atualizar os profissionais no tratamento de feridas de pessoas com complicações da diabetes, pois a cada nove segundos uma pessoa é amputada por complicações da doença, e o nosso objetivo é contribuir com a redução desses indicadores aqui no nosso estado”, ressaltou Monica Nascimento.

Segundo Sandra Firmino, os cuidados também envolvem a prevenção de infecções. Foto: Ascom/Fundhacre

Já Sandra Firmino, integrante do Serviço de controle de infecção hospitalar (SCIH), frisa que o treinamento é fundamental para assegurar o tratamento adequado e prevenir infecções. “É mais nesse sentido de evitar realmente a infecção com o tratamento adequado, com as coberturas adequadas no tratamento de feridas”, pondera Firmino.

Técnica em enfermagem, Christiane Bastos destacou que a atuação contínua é indispensável. Foto: Assessoria Fundhacre

A técnica em enfermagem Christiane Bastos atua no ambulatório do pé da pessoa com diabetes. Para ela, a atualização contínua é indispensável. “É de grande importância que nós, profissionais, estejamos sempre nessas capacitações, para que a gente venha sempre ofertar um serviço de qualidade ao nosso usuário, porque a tecnologia está sempre avançando e na saúde não é diferente”, afirma.

O Núcleo de Educação Permanente da Fundhacre promove constantemente treinamentos e capacitações. Para o segundo semestre deste ano estão previstos cursos sobre desenvolvimento de protocolos e comunicação eficaz, Suporte Básico (SBV) e Avançado de Vida (SAV), entre outros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter