Enfrentamento à violência contra mulher torna-se política pública na gestão de Tião Viana

O governador Tião Viana recebeu, na tarde desta segunda-feira, 16, representantes da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPMulheres) para uma apresentação sobre o projeto Serviço de Educação e Responsabilização para Homens Autores de Violência Doméstica (Ser Homem).

Tião Viana transforma projeto Ser Homem em política pública do governo
Governador constatou que o projeto Ser Homem auxiliou na redução de violência contra a mulher (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O serviço previu, inicialmente, atendimento a 150 homens em grupos de 15. Os atendimentos foram realizados durante o período de 18 meses, prazo-limite da execução inicial do projeto. Para a transformação do programa em políticas públicas, a equipe realizou uma minuciosa pesquisa sobre o perfil dos homens atendidos, que foi repassado ao governador para sua apreciação.

Após saber do sucesso do programa na redução da violência doméstica contra a mulher, Tião Viana decidiu que o “Ser Homem” será política pública definitiva do governo, com orçamento próprio para suas ações a partir do próximo ano.

O programa tem o objetivo de promover, por meio de grupos reflexivos, maior conscientização da problemática da violência doméstica no convívio familiar. Financiado pelo Ministério da Justiça, o serviço é executado pela Sejudh, que trabalha com os homens em dinâmicas de grupo e oferece apoio psicossocial aos autores de violência doméstica, por meio de uma equipe especializada, composta por assistentes sociais e psicólogos.

Segundo Luiza Barros, coordenadora do “Ser Homem”, o trabalho realizado com 307 homens condenados por violência contra a mulher no estado este ano teve resultados bastante satisfatórios e apenas 10% dos casos foram reincidentes. “Estamos muito felizes com isso. O projeto tem se mostrado uma forma eficiente de interromper a dinâmica de violência doméstica e traçar um perfil social desses homens”, ressalta Luiza.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter