“Esse governo realmente luta pelos mais necessitados. Quando soube que iria fazer a minha cirurgia de hérnia aqui em Sena Madureira, fiquei maravilhado em não ter que me deslocar até Rio Branco”, relata de forma satisfatória o agricultor Carlito Lázio, que foi atendido, na última terça-feira, 6, no mutirão de cirurgia realizado pela equipe do Programa Saúde Itinerante no Hospital João Câncio Fernandes.
O governo do Acre, sem medir esforços, está desempenhando um trabalho de sucesso e resolutividade, por meio do Programa Saúde Itinerante, levando até as comunidades mais carentes, principalmente aos locais de difícil acesso, atendimento médico, consultas, exames e até cirurgias de média e alta complexidades.
Dessa vez, quem recebeu a equipe do programa foram os moradores de Sena Madureira e Manoel Urbano, que foram beneficiados com cirurgias de hérnia e de vesícula. Os pacientes que passaram pelo procedimento cirúrgico já haviam sido identificados anteriormente pelos profissionais do Hospital João Câncio Fernandes.
Para o desenvolvimento da ação existe toda uma logística, e a equipe leva uma estrutura considerável de equipamentos e insumos para garantir que tudo ocorra dentro do previsto. Os preparativos para as cirurgias começaram na segunda-feira, 5, com a internação dos pacientes e preparação do centro cirúrgico.
Na terça-feira, 6, por volta das 5 horas da manhã, a equipe composta por 12 profissionais – cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e pessoal de apoio – já estavam de prontidão, no Hospital das Clínicas de Rio Branco, organizando os equipamentos e insumos para levarem até Sena Madureira, onde realizaram 20 cirurgias.
“A equipe de cirurgias do Hospital das Clínicas realizou cerca de 20 cirurgias entre vesícula e hérnia e um apendicite, haja vista que o Hospital João Câncio Fernandes é bem estruturado e proporciona a equipe médica realizar essas operações aqui mesmo sem precisar deslocar o paciente até a capital”, comenta o cirurgião e diretor-geral do Hospital das Clínicas, Yotaro Suzuky.
Suzuky ressalta que as ações desempenhadas no interior do estado trazem mais conforto ao paciente que é atendido em sua região, perto da família. A ação reduz o número de pessoas que vêm do interior em busca de procedimento médico, diminuindo o tempo de espera por essas especialidades, além de descongestionar o HC.
População satisfeita com bom atendimento
No início do texto o agricultor, Carlito Lázio, relatava o bom atendimento que recebeu dos profissionais de saúde de Sena Madureira e de Rio Branco. Ele contou das dificuldades que tinha por conta da doença. O agricultor mora às margens do Rio Iaco, e há dois anos sofria com dores abdominais, devido a hérnia.
“Quando fui diagnosticado que teria que fazer uma cirurgia fiquei com receio de ir para capital, mas os médicos daqui me acalmaram, e para minha alegria, semana passada, recebi a notícia que viria uma equipe de Rio Branco fazer essas cirurgias aqui e eu era uns dos selecionados”, conta o agricultor.
Para o servidor público Raimundo Costa, de 50 anos que mora em Manoel Urbano essa foi uma oportunidade de ouro, porém as proximidades entre os municípios fazem com que a família fique perto dele em sua recuperação.
“Agradeço primeiramente a Deus e também ao governo do Estado por nos assistir. Conheci muita gente que se beneficiou com as ações do Saúde Itinerante, e agora foi a minha vez”, diz Raimundo.
Costa relata que fez uma consulta há cinco meses e na ocasião foi diagnosticado pedra na vesícula e deveria fazer uma cirurgia no Hospital das Clínicas. “Comecei sentindo fortes dores abdominal do lado direito que irradia para as costelas e costas. O médico me disse que eu iria me operar em Rio Branco, mas com muita oração e benevolência dos que fazem acontecer as ações desse programa, estou fazendo essa cirurgia aqui, perto da minha família. Aqui fui muito bem acolhido por esses “anjos” de jaleco branco.
Maria Solange de 38 anos, também fez cirurgia de hérnia e fala da alegria em fazer a cirurgia no local em que reside. “Luto com essa hérnia há dois anos, esse problema influencia até no sustento de casa, pois ajudo meu esposo na pesca – atividade de renda da nossa família – e com essa doença estava impossibilitada de trabalhar, agora não vejo a hora de me recuperar e voltar a trabalhar”, diz.
Os trabalhos continuam
Na próxima semana, nos dias 16 e de 17 de agosto, a equipe estará em Feijó ofertando atendimentos médico especializado destinado a toda população, com os serviços de consultas nas áreas de cardiologia, clínico geral, dermatologia, gastroclínica – realização de endoscopia – geriatria, ginecologia/ obstetrícia, infectologia, pediatria, psiquiatria e serviço social.
Serão feitos também exames como ultrassonografias, preventivo do câncer do colo útero, colposcopia, cirurgia de alta frequência, endoscopia digestiva alta, eletrocardiograma e exames laboratoriais (Bioquímicos, Hematológicos, Sorológicos, imunológicos, hormonais, urinálise).
Quem desejar realizar alguns desses procedimentos, basta procurar a equipe do programa na Escola Estadual José Gurgel Rabelo – local em que serão realizados os procedimentos médicos -, localizada no centro da cidade de Feijó, a partir das 14 horas, nos dias 16 e 17, a partir das 8 horas.