VII Fórum de Tecnologia da Informação apresenta projetos em desenvolvimento no estado

Projetos desenvolvidos no estado viram referência para outros estados (Foto: Assessoria Seplan)

Projetos desenvolvidos no Acre viram referência para outros Estados (Foto: Assessoria Seplan)

Com o propósito de discutir as novas Tecnologias da Informação e Comunicação e buscar as melhores alternativas para levar ao cidadão os projetos em desenvolvimento na área, aconteceu na última sexta, 30, o Fórum de TIC.

Em sua sétima edição, o evento ocorreu no auditório da OCA, com 43 representantes de diferentes setores de TI de cada secretaria e órgãos ligados às secretarias. Em pauta, a apresentação de projetos como o Sistema de Chamado Técnico, do Departamento de Tecnologia da Informação da Sesacre, e a Fábrica de Portais, da Diretoria de Modernização Administrativa (DMA), da Seplan.

Entre os convidados, o Instrutor de TI do SENAI, Cleonei Renato Dotto, apontou o encontro como a possibilidade de mostrar aos técnicos os bons projetos e a crescente qualidade. “As ferramentas mostradas aqui hoje são trabalhos realizados por pessoas que tem conhecimento na área, e isto é uma demonstração da qualidade e da competência da mão de obra que o Estado tem”, apontou o tecnólogo.

Para o gerente de Sistemas, Vitor de Matos Halk, estes fóruns são importantes por corrigirem a falta de comunicação. “Eu não sabia o que outros setores estavam fazendo, e muitas vezes diversas secretárias acabavam despendendo esforços e recursos para executar uma mesma tarefa ou buscando soluções de problemas que já tinham uma solução em outro lugar”, Explica.

Um dos projetos apresentados foi o Sistema de Chamado Técnico, desenvolvido pelo próprio Vitor,  que trabalha na Sesacre. O sistema (já em uso) foi criado por ele visando facilitar a maneira como o usuário solicita o suporte técnico maximizando as informações e tornando o processo mais interativo. “Outra coisa importante é que ele aumenta a interação entre usuário e equipe de suporte, avisando ambos sobre etapas importantes do atendimento, via e-mail”, explica o Gerente de Sistemas, que continua, “Na parte gerencial é fornecido indicadores que facilitam a tomada de decisão, como por exemplo, qual área recebe mais chamados, qual departamento é o maior solicitante e qual o índice de satisfação com o atendimento”.

Outra equipe que apostou na colaboração foi a da DMA, responsável por projetos focados na interação com o usuário e as equipes de governo. Entre eles, o Portal de Colaboração “Teremos uma espécie de spark, para trocarmos mensagens instantâneas entre os servidores, mas, na verdade, a intenção é ser uma extranet, onde poderemos acessar os serviços de qualquer lugar e não apenas na rede do governo. Podemos ter até web conferências neste ambiente, e de forma totalmente segura, com todos os recursos disponíveis”, diz Kátia Gasparini, chefe da Divisão de Reengenharia de Processos da diretoria. Kátia explica se tratar de um Projeto de Colaboração envolvendo ainda uma Rede Social Corporativa, que será utilizada também como banco de talentos.

Projetos de referência mundial

Também foi apresentado pela DMA o Diário Oficial Online, desenvolvido pela equipe para facilitar a publicação das matérias oficiais e o acesso a seu conteúdo. A tecnologia utilizada é apontada como referência para outros estados, e atualmente está sendo implantada no Amapá. Também referência, a Fábrica de Portais é uma solução desenvolvida para aumentar a segurança dos sites de governo e diminuir o tempo gasto na criação e gerenciamento, através da ferramenta WebSphere Portal IBM. “Os especialistas da IBM afirmam que através de sua ferramenta é possível reduzir o prazo de criação de portais de três meses para 45 dias, nós conseguimos diminuir este tempo para apenas um dia. Hoje, vários portais estão sendo construídos ao mesmo tempo”, comemora o Chefe do Departamento de Governança Eletrônica, Márcio Barros, da DMA.

O próximo Fórum de TI deverá ocorrer no próximo mês, quando novos projetos e resultados serão apresentados. Até lá, alguns dos projetos discutidos no evento estarão sendo apresentados para especialistas de um encontro internacional em Las Vegas, EUA, como cases de sucesso. Entre eles, o Cadastro Único, projeto da DMA que foi implantado na OCA e já foi apontado anteriormente como referência em Smart Cities no IBM Fórum 2011, em São Paulo. “Agora estamos sendo apontados como uma referência em Smart Planet, numa escala mundial”, diz Kátia Gasparini. Posteriormente, também nos Estados Unidos, será apresentado por Márcio Barros a Fábrica de Portais, construída sobre a mesma ferramenta da IBM e que passa a ser referência mundial.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter