Para fortalecer as ações de prevenção em ambientes livres do tabaco, as secretarias municipais e de Estado de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária realizam ações de fiscalização, proteção e promoção à saúde da população em bares, restaurantes, escolas de nível médio e unidades hospitalares. As ações que são alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco, começaram dia 20 de maio e vão até o dia 31.
As atividades incluem além da fiscalização e inspeção, a distribuição e divulgação de materiais educativos que visam alertar a população para os malefícios do tabaco, bem como sensibilizá-los para a necessidade de proteger as pessoas que não fumam.
Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) só em 2013, 27 mil pessoas deverão adoecer de câncer de pulmão no Brasil. Os dados revelam que 23 pessoas morrem por hora no país vítimas de tabagismo.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma das principais causas de mortes prematuras e que poderiam ser evitadas em todo o mundo. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo são fumantes.
A OMS estima ainda que até 2030, o número de fumantes cresça de 1,2 bilhão para 1,6 bilhão e que o número de mortes anuais atribuíveis ao tabagismo aumente de 4,9 para 10 milhões, sendo que 70% ocorrerão nos países menos desenvolvidos.
O tabaco, em todas as suas formas, aumenta o risco de mortes prematuras e limitações físicas por doença coronariana, hipertensão arterial, acidente vascular encefálico, bronquite, enfisema e causa câncer de boca, língua, laringe, esôfago, estômago, pulmão, bexiga, infarto, acidente vascular cerebral (derrame), gastrite, úlcera, trombose, impotência sexual e outras doenças.
{xtypo_rounded2}
Programação:
20/05 à 31/05
Equipe: DEVISA – SEMSA DIVISA
Locais: Bares, clubes, pizzarias, restaurantes e Escolas de Ensino Médio de Rio Branco.
Atividade: Fiscalização, inspeção, divulgação e distribuição de materias educativos.
29/05
Equipe: EDUCAÇÃO EM SAÚDE – SEMSA DIVISA
Locais: Hospital das Clínicas, Hospital do Idoso e Hospital do Câncer.
Atividade: Fiscalização das Unidades Hospitalares, divulgação e distribuição de materias educativos.
{/xtypo_rounded2}