inspeção

Vigilância sanitária realiza ações de fiscalização e orientação durante o Carnaval da Família

Objetivando garantir o bem-estar dos foliões que participaram do Carnaval da Família 2023, que ocorreu no estacionamento da Arena da Floresta, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Vigilância Sanitária Estadual, realizou uma ação de fiscalização e orientação acerca de doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA).

A equipe realizou inspeção em 96 estabelecimentos da praça de alimentação e atendeu 17 ocorrências, após denúncias. Foto: cedida

Os trabalhos foram realizados durantes os cincos dias da festa. A equipe realizou inspeção em 96 estabelecimentos da praça de alimentação e atendeu 17 ocorrências, após denúncias. Houve a notificação de apenas um caso com suspeita de intoxicação alimentar, que prontamente foi encaminhado ao posto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no evento.

“Foi importante e proveitoso. Visionamos garantir a segurança dos alimentos comercializados durante o Carnaval, evitando, também, a lotação nos serviços de saúde como Uraps e UPAs”, explicou a técnica responsável pelo Núcleo de Produtos da Vigilância Sanitária, Lilian Farias.

A vigilância realizou a fiscalização e inutilização de produtos que estavam fora das regras sanitárias. Foto: cedida

Além da fiscalização e inutilização de produtos que estavam fora das regras sanitárias, os profissionais da vigilância atuaram, ainda, orientando e conversando com os donos dos estabelecimentos. Foram distribuídos, também, informativos impressos destinados à conscientização da população.