Vigilância Sanitária oferece palestra a alunos dos cursos de manicure e cabeleireiro do IDM

Alunos de manicure e cabeleireiro em palestra sobre biossegurança (Foto: Assessoria IDM)

Alunos de manicure e cabeleireiro em palestra sobre biossegurança (Foto: Assessoria IDM)

Devido aos altos índices de transmissão de doenças, especificamente hepatite e HIV, na Região Norte, o Ministério da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária de Rio Branco, tem desenvolvido palestras sobre biossegurança para alunos dos cursos de manicure e cabeleireiro do Instituto Dom Moacyr (IDM), para a prevenção de contaminações nos salões de beleza e espaços de estética.

O governo do Estado tem se preocupado em formar profissionais que tenham a devida conscientização sobre os princípios da biossegurança no ambiente de trabalho, principalmente quando se refere à saúde do público e do próprio profissional, que está diariamente exposto a contaminações.

Os cursos de manicure e cabeleireiro são oferecidos pelo governo do Estado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) por demanda do governo federal, em parceira com a Secretaria de Educação e Esporte (SEE).

“Salões de beleza existem em todos os lugares. Queremos conscientizar todas as pessoas para prevenir doenças”, disse a auditora fiscal da Vigilância Sanitária, Edilene Silva, que proferiu a palestra.

Os cuidados básicos no salão de beleza ocorrem na preparação, desinfecção e esterilização de materiais utilizados nos procedimentos por meio da autoclave. O Ministério da Saúde orienta a cada cliente para trazer o seu material de manicure, evitando o contágio com instrumentos utilizados em outros clientes.

O vírus da hepatite é muito resistente, há  estudos que indicam a sua sobrevivência fora do organismo por até uma semana. A Vigilância em Saúde reforça que em Rio Branco há grande contaminação de hepatites transmitidas em salões de beleza.

“Instruir os novos profissionais é protegê-los, garantindo a sua segurança e a dos clientes,” disse Marco Brandão, diretor do IDM.

Dorotéia Pereira, aluna do curso de manicure, moradora do Residencial Rosa Linda, disse que está aprendendo sobre cuidados que não sabia: “Já indico para as minhas clientes trazerem seu próprio material”, disse.

Fernanda Marinho de Araújo, aluna do curso de cabeleireiro, disse: “Pretendo trabalhar com salão, é muito importante saber a forma correta para a higienização e esterilização dos materiais para os clientes”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter