A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, realiza o curso básico para aperfeiçoar o reconhecimento de doenças de notificação compulsória (aquelas que precisam de um rápido controle e intervenção). O curso está sendo realizado de 26 a 30 de novembro no auditório do Hotel Pinheiro e é voltado para técnicos das vigilâncias epidemiológicas hospitalares e das unidades mistas de saúde.
“O curso irá capacitar profissionais de saúde de todo Estado do Acre para o aperfeiçoamento de doenças de notificação compulsória: influenza, sífilis congênita, monetarização de doenças diarreicas aguda, doenças de transmissão hídrica e alimentar, dengue, doenças de agravos transmissíveis, zoonoses e saúde do trabalhador”, explica a coordenadora do núcleo de Vigilância epidemiológica hospitalar Kamila de Paula.
Participam 35 profissionais e ao final da capacitação cada participante receberá um certificado de conclusão. Os profissionais terão uma exposição da situação epidemiológica atual, aprenderão como realizar uma definição de casos suspeitos, confirmados e descartados, além de discussão em grupo e o preenchimento de fichas de notificação compulsórias.
“Iremos realizar um trabalho com mais ênfase na notificação desses casos que o curso está abordando”, destaca a técnica de enfermagem Lucia Azevedo.