Vigilância em Saúde envia equipe para avaliar caso de meningite na fronteira

Paciente é morador da Vila Evo Morales, na Bolívia, que faz fronteira com o município de Plácido de Castro

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento em Vigilância em Saúde, enviou uma equipe para o município de Plácido de Castro na quarta-feira, 19, para orientar médicos e enfermeiros sobre casos de meningite.

No início da semana um soldado boliviano da Vila Evo Morales, que faz fronteira com a cidade de Plácido de Castro, foi diagnosticado por médicos bolivianos com meningite bacteriana e encaminhado para tratamento na cidade de La Paz, capital da Bolívia.

“O clínico geral Luiz Eduardo foi até as unidades de saúde do município para conversar com médicos, enfermeiros e técnicos sobre o protocolo de atendimento da doença”, destaca Glória Nascimento, chefe da Vigilância em Saúde.
Outros 70 soldados bolivianos que tiveram contato com o homem infectado realizaram exames e estão em observação diária, mas até o momento nenhum novo diagnóstico foi realizado.

“O caso de meningite não foi com um paciente brasileiro, mas dada a proximidade na fronteira, a Sesacre ofereceu esse suporte aos profissionais de Plácido de Castro”, disse Glória Nascimento.

Meningite bacteriana

É o tipo mais grave da doença. Geralmente é transmitida de pessoa para pessoa por meio do contato com a saliva, através de beijo, relações sexuais ou ainda pelo ar, com tosse e espirro. Os sintomas são febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos em jato, náuseas, rigidez da nuca e pequenas manchas vermelhas na pele.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter