A Divisão de Alimentação e Nutrição da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) realizou na manhã desta quarta-feira, 6, no auditório do Acreprevidência, uma oficina de Vigilância Alimentar Nutricional na Atenção Básica.
O evento foi destinado aos coordenadores e nutricionistas que atuam na atenção básica dos municípios, com o objetivo de aperfeiçoar os atendimentos voltados à nutrição, além de reconhecer problemas nutricionais que sofrem os usuários das unidades de saúde.
Durante a oficina, a palestrante Deltirene Cardoso destacou que a vigilância alimentar está ligada a ações de observação, coleta e análise, que tem como intuito aprimorar a alimentação da população. “Como profissional, é sempre importante e necessário estarmos relembrando e alertando os pais, sobre a necessidade de alimentos mais naturais e que sejam ricos em vitaminas, e mostrar os malefícios de crianças consumirem doces e principalmente refrigerantes”, explicou.
Houve também a distribuição de material informativo relacionado a saúde e alimentação, apresentação do guia de alimentação e dados nutricionais do estado referentes a desnutrição e obesidade.
A nutricionista Daniela Blonski, que atua na atenção básica em Cruzeiro do Sul, ressalta a importância da oficina e da participação de todos os municípios. “Por sermos município, às vezes acabamos ficando desatualizados sobre alguns assuntos e ações. A oficina é de suma importância para nosso trabalho. Como coordenadores e nutricionistas de atenção básica, precisamos estar realizando a vigilância alimentar e nutricional na questão de crianças desnutridas e acima do peso, idosos e gestantes e da nossa população em geral.”