Vídeos vencedores de concurso nacional foram incentivados em escolas públicas

Os alunos levam o aprendizado sobre preservação dos igarapés por meio de vídeo (Imagem: Internet)
Um dos temas foi a preservação dos igarapés (Imagem: Internet)

O concurso Descobrindo a Amazônia convidou as escolas públicas de todo o país a produzirem vídeos com o tema Recursos Hídricos e o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. Entre os campeões, estão três vídeos de alunos acreanos, frutos de atividades e debates em sala de aula.

Na premiação geral, estão entre os vencedores a Escola Estadual Clínio Brandão, de Rio Branco, e a Escola Municipal Antônia Fernandes de Moura, de Santa Rosa do Purus.

O concurso é realizado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos, Organização do Tratado de Cooperação Amazônica e Ministério das Relações Exteriores.

O primeiro é uma produção de alunas do 8º ano da Clínio Brandão, turno vespertino, a partir do aprendizado da disciplina de geografia, explorando a relação do homem com a natureza.

“Toda a escola abraçou o projeto, e o vídeo mostra como podemos conviver com a natureza de forma harmônica. Nosso grupo trabalhou a sensibilização para a preservação dos igarapés”, ressalta a gestora Ismênia Marques.

O vídeo santa-rosense Preserve o Rio Purus é produzido pelo aluno Geysivan Lopes. As imagens levam o telespectador a navegar na realidade local, com imagens do Igarapé Santa Rosa, que divide o Brasil e o Peru.

Na categoria Vídeo Mais Curtido, a escola vencedora é a Padre Antônio Diogo Feijó, também da capital acreana.

A aluna Karla Vieira ressalta a água como meio de conexão, ressaltando as possibilidades de transporte e o estabelecimento de comunidades nos arredores de bacias hidrográficas. E conclui falando sobre responsabilidades na utilização desse elemento vital.