Em decorrência da passagem do presidente da República do Paraguai, Horácio Cartes, por Rio Branco na manhã desta segunda-feira, 26, durante escala técnica na aeronave oficial do governo, o embaixador do Paraguai no Brasil, Manuel Cáceres, e o primeiro-secretário, Rodrigo Velázquez, permaneceram em solo acreano enquanto o presidente seguiu viagem para a Colômbia, onde participará da celebração de um acordo de paz que envolve outros 15 países da América Latina.
No início da tarde, eles visitaram a vice-governadora Nazareth Araújo e a chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, para conversar sobre os projetos que o Acre desenvolve nas áreas de indústria, produção, sustentabilidade e educação.
A pedido do presidente, o embaixador e o primeiro-secretário conferiram pessoalmente as instalações do Complexo Industrial Peixes da Amazônia e gostaram do que viram.
No idioma guarani, Manuel Cáceres, disse que o “Acre é bonito demais” e que foi uma grata surpresa conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos. “Tudo com muita responsabilidade ambiental e social.”
Nazareth Araújo falou da importância da troca de experiências entre os dois países: “É uma aproximação entre nações da América do Sul que são irmãos não só nas fronteiras, mas também na herança histórica e nos desafios econômicos, políticos e sociais. Podemos ajudá-los com nosso conhecimento, e eles também têm coisas para nos ensinar”, frisou.