Gestão e Controle

Vice-governadora Mailza participa de workshop do Programa Calha Norte

A vice-governadora Mailza participou, na manhã desta quinta-feira, 15, do workshop Fortalecimento da Governança, Gestão e Controle nas Transferências Discricionárias e Legais, realizado em Rio Branco pelo Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa.

O evento teve a duração de três dias e foi promovido em parceria com a Associação dos Municípios do Acre (Amac). O diretor do departamento do Calha Norte, general Ubiratan Poty, está no Acre com uma comitiva, visitando obras em andamento nos municípios que receberam investimentos do programa.

“As prefeituras do Acre estão desenvolvendo bem os projetos, mas podemos melhorar o desempenho sem perder com os projetos-base, sem perder tempo com as licitações. É possível que a gente possa dar celeridade na execução desses projetos que viram política pública para a população”, disse.

O prefeito de Rio Branco e também presidente da Amac, Tião Bocalom, ressaltou as importantes parcerias estabelecidas com o Calha Norte. “A gente precisa desse apoio. Programas como esse ajudam no desenvolvimento social e econômico dos municípios”, declarou.

Vice-governadora Mailza: “Programa importante para os municípios acreanos”. (Foto: Felipe Freire/Secom)

Atualmente, o programa tem mais de dois mil projetos em andamento em todo o país. No Acre, são 177 convênios em execução, dos quais 96 são para aquisição de equipamentos e 81 para obras. Como senadora, Mailza destinou diversas emendas para o programa, bem como realocou projetos importantes. As obras das três unidades da Casa Mulher Brasileira, investimentos alocados por ela, estão sendo executadas no âmbito do Calha Norte.

“Esse é um programa extremamente importante para os municípios acreanos. Sob o comando do general Poty, o Calha Norte tem sido fundamental para a execução de obras e aquisição de equipamentos, que integram as políticas públicas e chegam às pessoas que mais precisam. Um bom exemplo são as obras da Casa Mulher Brasileira, que vão beneficiar diretamente as mulheres acreanas, especialmente aquelas que estão em situações de vulnerabilidade social e econômica”, frisou.