A vice-governadora e titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, promoveu nesta quinta-feira, 19, um evento em celebração à campanha Setembro Amarelo. Esta iniciativa visa valorizar a vida e destacar a importância de buscar ajuda, especialmente para os servidores da pasta, que contam com um Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast) disponível no local.
A manhã foi marcada por diálogos, apoio, depoimentos e conscientização sobre a importância de procurar ajuda para o tratamento de doenças mentais e outras condições que afetam a saúde.
Durante o evento, a vice-governadora Mailza Assis destacou o apoio oferecido pela pasta, que inclui cuidados básicos fundamentais, como a identificação de situações mais graves que necessitem de cuidados médicos especializados, os quais serão encaminhados para uma rede de atendimento mais qualificada.
“Algumas questões podem ser resolvidas aqui mesmo, com pequenas indicações, uma terapia, um conselho, uma leitura ou uma mudança na alimentação. O Setembro Amarelo é uma campanha recente, iniciada em 2015, mas que tem mostrado resultados significativos, ajudando muitas pessoas. Esse é o nosso propósito e objetivo. Não estamos pensando apenas nos cuidados clínicos, mas também nas atividades do dia a dia, na nossa alimentação e em como convivemos no ambiente de trabalho. Tudo isso precisa ser considerado”, explicou.
Na ocasião, também estiveram presentes os representantes das secretarias de Governo (Segov), Luiz Calixto; da Fazenda (Sefaz), José Amarísio Freitas; e, representando a Saúde (Sesacre), a médica cardiologista Rejane Velloso, que também representou o deputado federal Eduardo Velloso, entre outros.
José Amarísio ressaltou que esse é um passo importante para a secretaria no cuidado das pessoas: “No ano passado, na Sefaz, lançamos um seminário de saúde mental voltado para os servidores, e é fundamental cuidarmos das pessoas. O governo sempre teve foco nas pessoas; o governador sempre diz que, para cuidar, a fonte precisa jorrar de dentro. Se não estivermos bem conosco mesmos, não conseguiremos levar alegria e felicidade à população que mais precisa. Que isso não seja apenas um evento de um dia, mas que se torne uma prática constante na vida de vocês”.
A manhã também foi marcada por avanços e melhorias para a secretaria, com o anúncio da cardiologista Rejane Velloso sobre a destinação de uma emenda de R$ 1 milhão, proposta pelo deputado Eduardo Velloso. “Mailza, ele pediu para que você soubesse que destinou essa emenda para sua secretaria e que pode contar com nosso apoio”, destacou.
Durante o evento, a médica também realizou atendimentos a pacientes com suspeita de problemas cardíacos. “No ano passado, aqui na secretaria, fiz meu primeiro atendimento. Naquela ocasião, consegui identificar dois pacientes que precisavam de ajuda”, ressaltou.
A atividade também possibilitou a divulgação dos serviços médicos oferecidos pelo Nast, incluindo atendimentos com clínicos gerais, encaminhamentos para especialistas, consultas com psicólogos, realização de exames, entre outros.
Além disso, foram promovidas atividades laborais e sessões de massagens relaxantes para os servidores. O evento contou com a parceria do empresário Adem Araújo e o diretor Francisco Chagas, que colaboraram com a disponibilização de frutas para os participantes, por meio do grupo Arasuper.