produção

Vice-governador se reúne com presidentes das cooperativas de produtores rurais de Cruzeiro do Sul

Agenda teve o objetivo de incentivar a melhoraria na produção e comercialização de produtos agrícolas regionais

Os presidentes das cooperativas agrícolas do Vale do Juruá se reuniram desta segunda-feira, 9, com o vice-governador, Major Rocha, na sede da entidade, para uma conversa sobre melhorias no setor quanto à produção e comercialização de produtos regionais.

Vice-governador Major Rocha, em reunião com os presidentes das cooperativas e cooperados em Cruzeiro do Sul Foto: Ascom.

Entre os pedidos estavam auxílio para construção de casas de farinha, apoio técnico para padronizar os meios de produção com o objetivo de extrair uma qualidade única e a comercialização através do selo de procedência da região do Vale do Juruá.

O vice-governador recebeu um documento com as demandas dos produtores e entendeu como importante o envolvimento do Governo do Estado na área e ressaltou que a estratégia do estado com o através do programa de Segurança Pública Acre pela Vida, passa também pelo fomento da produção, do cuidado com a terra e da geração de emprego e renda como mecanismo contra a violência.

“O governador Gladson e eu desejamos estar próximos dos produtores rurais. Vamos buscar de imediato pelo selo de localização geográfica para agregar valor, fazer com que os produtores ganhem mais dinheiro e melhore sua qualidade de vida”, prometeu Major Rocha.

Os produtores desejam também o auxílio do Governo do Estado para padronizar a produção da farinha e com isso tornar o produto com qualidade única.

”Nós temos a melhor farinha do mundo, mas muitos cooperados tem maneira própria de produzir o que faz com que a qualidade seja diferente. Além da padronização queremos também ajuda do estado para a construção de mais quatro casas de farinha. Com elas, iremos ampliar nossa produção e alcançar novos mercados”, disse o presidente da Central das Cooperativas, Elson Pereira.

Atualmente, os produtores já fornecem cerca de 11 itens que fazem parte da alimentação nas escolas da rede pública. Além da farinha, também a banana, maxixe, polpas de frutas diversas, jerimum, pimenta, cheiro verde, colorau, entre outros alimentos, são servidos para as crianças e adolescentes que estudam nas escolas da região.

Os produtores já fornecem cerca de 11 itens que fazem parte da alimentação nas escolas da rede pública Foto: Ascom.

A Assembleia Legislativa também esteve presente na reunião através do deputado Luiz Gonzaga. Para ele, além do parlamento estadual e Governo do Estado, outros órgãos também podem ser inseridos.

“Conversamos com o vice-governador, Major Rocha e precisamos buscar apoio da Suframa e da Sudam para ajudar os pequenos produtores a terem as casas de farinha de melhor qualidade. Não adianta apenas produzir, temos que ter uma farinha de qualidade e, depois disso, colocarmos nosso produto nas principais prateleiras de supermercados do Acre e de outros estados”, disse o deputado.