Vice-governador recebe delegação do Peru

César Messias destacou que o sonho da integração com o mercado peruano está  cada vez próximo

cesar_messias_foto_sergio_vale_2_998s67s8s.jpg
cesar_messias_foto_sergio_vale_4_99s9d7f8s7df.jpg

Acompanhado do secretário de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio (Sedict), Edvaldo Magalhães, e da chefe do Gabinete Civil, Márcia Regina, o vice-governador César Messias recebeu uma delegação peruana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Acompanhado do secretário de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio (Sedict), Edvaldo Magalhães, e da chefe do Gabinete Civil, Márcia Regina,o vice-governador César Messias recebeu uma delegação peruana capitaneada pelo governador do departamento de Ucayali, Jorge Velásquez, e o presidente do parlamento local, Nilo Demetrio Vasquéz.

Foi uma visita de cortesia, já  que hoje a delegação se reúne, em caráter oficial, com o governador Tião Viana para discutir, além do fundo da Amazônia, também a construção de uma ferrovia ligando a capital do Departamento, Pucallpa, e a cidade de Cruzeiro do Sul. A distância entre as duas cidades é de apenas 150 quilômetros. Por outro lado, de Pucalpa até Lima, a capital peruana, são 817 quilômetros.

Depois da visita, a delegação peruana se reuniu com o presidente da Assembléia Legislativa (Aleac), deputado Elson Santiago, e com representantes da Receita Federal no Acre. Depois, seguiu para Xapuri, onde foi conhecer a fábrica de preservativos Natex, a fábrica de piso e também a casa que pertenceu ao líder seringueiro Chico Mendes.

O vice-governador César Messias fez questão de destacar que o sonho da integração com o mercado peruano está cada vez próximo e que a delegação está retribuindo uma recente visita que o governador Tião Viana fez a Pucallpa. Dentro da viabilidade econômica, o vice-governador destacou a importância de discutir as questões ambientais, já que qualquer obra feita entre os dois países, na sua avaliação, deve ter o menor impacto social e ambiental possível.

O mesmo pensamento tem o governador Jorge Velázques, que trouxe até seu secretário de Meio Ambiente para discutir, na reunião de hoje, com uma delegação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Essa integração é necessária, mas tem que causar o menor impacto ambiental possível”, disse o governador.

Depois da reunião com o BNDES, a delegação peruana vai até a Fazenda Três Meninas do Iracema, para conhecer a maior experiência no que diz respeito à piscicultura no Estado. Atualmente, todo o departamento de Ucayali tem pouco mais de 260 hectares de lâmina d’água dedicados à criação de pescado. Somente na fazenda, localizada em Xapuri, são mais de 300 hectares.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter