O vice-governador de Rondônia, José Jodan, anunciou uma visita ao Acre em fevereiro para, junto ao governador Gladson Cameli, fortalecer a cooperação entre os dois estados para o desenvolvimento do agronegócio.
A informação foi confirmada pelo secretário de Produção e Agronegócio do Acre, Paulo Wadt, nesta quinta-feira, 17. O vice-governador Jodan virá acompanhado de técnicos da área financeira de Rondônia, além de empresários do estado.
A agenda é uma retribuição da visita do governador Gladson Cameli ao estado vizinho logo nos primeiros dias de janeiro com o mesmo intuito. A expectativa agora é justamente avançar na cooperação entre os estados na área tributária e encontrar maneiras de equacionar a situação do complexo de piscicultura Peixes da Amazônia, que também pode atender interesses econômicos de Rondônia.
“Iremos nos esforçar para recuperar o investimento que foi feito na Peixes da Amazônia, que hoje está correndo o risco de se perder. Queremos salvar o que foi feito num nível empresarial”, conta Paulo Wadt.
O vice-governador Jodan ainda deve fazer visitas aos municípios acreanos de Plácido de Castro e Acrelândia, principalmente para conhecer os investimentos na cafeicultura, uma de suas especialidades como produtor rural.
Termo de cooperação em março
Ainda segundo o secretário Paulo Wadt, em março será a vez do Acre receber a visita do secretário de Agricultura de Rondônia, Evandro Padovani, para a assinatura de um termo de cooperação técnica definitivo entre os dois governos.
O termo irá garantir principalmente a criação de um grupo de trabalho permanente para troca de informações estratégicas em diversos setores, principalmente o do agronegócio, como cursos de capacitação, treinamentos, atendimento aos produtores e um espaço para o governo do Acre apresentar oportunidades de negócios na maior feira agropecuária de Rondônia, em maio. Em troca, o governo de Rondônia também terá um espaço durante a Expoacre.