Vencedores do Prêmio Gestão Escolar levam suas experiências aos municípios

Diretoras vão ministrar oficinas para abordar processo de construção e montagem dos projetos de acordo com as normas exigidas pela comissão organizadora do evento e incentivar participação das escolas

rita_paro.jpg

Representante da escola Alcimar Nunes Leitão, Rita Paro, levará o conhecimento adquirido às escolas do interior (Foto: Assessoria SEE)

Os gestores das escolas vencedores das edições 2007 e 2008 do Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar, um dos maiores prêmios de incentivo à educação do Acre, Rita Paro, da Escola Alcimar Nunes Leitão, e Lúcia Melo, da Serafim Salgado, campeã do ano passado, iniciam nesta quinta-feira, 14, uma série de visitas aos 22 municípios acreanos para divulgar e orientar gestores e coordenadores de ensino das redes estadual e municipal sobre a elaboração dos projetos para concorrer ao prêmio na edição 2009.

Nessa primeira etapa, as cidades de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba serão as contempladas com as oficinas, que, entre outros pontos, vai abordar o processo de construção e montagem dos projetos de acordo com as normas exigidas pela comissão organizadora do evento. "Queremos, além de passar nossa experiência como ganhadoras, motivar as escolas a participar desse importante prêmio, pois para concorrer é preciso empenho", destaca Rita Paro.

Uma das análises mais importantes realizadas pela comissão de avaliação são os itens relativos às gestões pedagógicas, participativas, de pessoas, de resultados educacionais e serviços e que as instituições de ensino precisam destacar dentro do projeto, pois a cada um deles será atribuído notas. A comissão organizadora é composta por membros da Secretaria de Estado de Educação (SEE), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), do Conselho Estadual de Educação (CEE), do Colegiado de Diretores de Escolas Públicas Estaduais (CODEP), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (SINTEAC) e do Sindicato dos Professores Licenciados-Sinplac .

De acordo com o diretor de gestão da Secretaria de Educação, Jean Mauro, a idéia é democratizar o conhecimento adquirido nos Estados Unidos, pelos ganhadores do prêmio e por tabela promover a melhoria da qualidade dos trabalhos. " A presença dos diretores nestes municípios também contribuirá para que os gestores escolares tirem dúvidas do manual",afirma.

 A escola interessada em concorrer ao Prêmio, tem que inicialmente preencher o questionário de auto-avaliação, que se encontra disponível no manual de orientação, dado pela SEE e no site do Conselho Nacional de Secretários de Educação http://www.consed.org.br/ até o dia 30 de junho. A escola campeã da edição 2009 será conhecida somente em agosto, quando acontece a tradicional cerimônia das finalistas.