Em solenidade no auditório do Núcleo da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (NSEE), foi feita a entrega das premiações da VII Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2011, cuja lista de premiados foi divulgada no dia 13 de fevereiro.
Iniciada em 2005, a OBMEP visa estimular o estudo e a melhoria do ensino de Matemática e é destinada a todos os estudantes do rnsino fundamental (a partir do 6ª ano) eeEnsino médio das escolas públicas de todo o Brasil, contribuindo assim para a descoberta precoce de talentos para as ciências em geral.
Presente à solenidade, o diretor de Ensino da SEE, Josenir Calixto, destacou a participação de alunos cruzeirenses nas diversas edições da OBMEP e o trabalho de professores e diretores das escolas. “Isso demonstra que temos talentos na região”, disse. Para ele, o desafio agora é fazer com que mais escolas sejam premiadas nas próximas edições.
O coordenador de Educação no Vale do Juruá, Zequinha Lima, também prestigiou o evento. “Além da premiação, de orgulharem escolas e pais, os alunos têm uma bolsa científica para continuarem seus estudos e, além disso, um acompanhamento especial para que possam desenvolver ainda mais as atividades em matemática.
Premiados
O Acre vem tendo participação significativa na OBMEP. Os alunos vencedores são contemplados com uma bolsa de iniciação científica pelo período de um ano, no valor de R$ 100, e ainda participam de estágio com duração de 10 meses com material e professores preparados pela OBMEP. Além dos alunos, escola e professores também são premiados
pelo desempenho de seus alunos. Em Cruzeiro do Sul, nesse quesito, foram premiadas uma professora e uma escola.
A professora Enedina da Silva Azevedo (Escola São José) foi contemplada com um computador portátil e um pacote de programas livres relacionados ao ensino de matemática. A escola Dom Henrique Ruth ganhou computador portátil e kit de projeção móvel, enquanto a Escola São José recebeu troféu de escola campeã, por ter o maior número de alunos premiados.
O estudante Ivi Fernando de Souza Moura tem 12 anos e frequenta a 9ª série do ensino fundamental na Escola São José. Medalha de bronze nesta edição, ele já tinha obtido menção honrosa em 2010. “Desde criança a matemática é minha paixão. Quero ser cientista”, disse.
A estudante da Escola Dom Henrique Ruth, Hadassa Carneiro, também recebeu medalha de bronze, sendo responsável pelo prêmio dado à sua escola. “Quando recebi a notícia fiquei muito feliz, porque é minha primeira medalha, mas antes eu já tinha conseguido uma menção honrosa. Eu sempre gostei de matemática”, revelou.
{xtypo_rounded2}
Alunos que receberam Certificado de Menção Honrosa:
Andressa Maciel, Amanda Cruz e Vitória Cordeiro (Escola São José), Bruno Menezes (Escola Maria Lima), Rafaela Rodrigues (Escola Presbiteriana), Andressa Nascimento e Eric de Souza (Escola Professor Flodoardo Cabral), Alana Camila Coelho e Patrick Thanus (Escola Dom Henrique Ruth).
Alunos que receberam medalha de bronze:
José Irlan e Ivi Fernando (Escola São José) e Hadassa Carneiro (Escola Dom Henrique Ruth).{/xtypo_rounded2}