Vale do Juruá também participará da Mostra Viver Ciência Virtual

A Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes (SEE) tem se reinventado e levado conhecimento ao maior número de alunos nesse período de fechamento das escolas, por conta do novo coronavírus. Nesse contexto, no início da semana, uma equipe do Departamento de Inovação da SEE visitou os municípios do Vale do Juruá para confirmar a realização da Mostra Viver Ciência 2020.

A equipe da Inovação se reuniu na sede de Centro de Referência em Inovações para Educação (Crie) com os representantes das escolas estaduais e do Núcleo da SEE de Cruzeiro do Sul para divulgar o evento e mobilizar a participação dos alunos.

equipe da Inovação se reuniu na sede de Centro de Referência em Inovações para Educação (Crie) com os representantes das escolas estaduais e do Núcleo da SEE de Cruzeiro do Sul Foto: Cedida

De acordo com Raquele Nasserala, chefe do Departamento de Inovação, por conta da situação da pandemia, a Viver Ciência deste ano será virtual. Os mesmos trabalhos e atividades que aconteciam na feira de forma presencial também irão acontecer nesse novo formato. “Estamos aqui para explicar, tirar as dúvidas, mostrar como funciona o regulamento, como e onde se inscrever, e também como vai funcionar”, explicou.

As inscrições para a 6ª edição da mostra, que este ano terá o tema Inteligência Artificial, se estenderão até o dia 11 de setembro, período que as escolas têm para realizar a escolha de suas equipes e inscrevê-las pelo site https://www.mostraviverciencia.com/

Ainda segundo Nasserala, todas as atividades vão envolver a inteligência artificial. Haverá atividades ou avaliações nas quais os alunos terão que desenvolver um protótipo ou um projeto para solucionar um problema de sua escola ou comunidade. “Dessa maneira fazemos o aluno pensar, resolver problemas e se tornar sujeito do seu saber, construindo conhecimento”, pontua.

Outra novidade é que, no formato virtual, não haverá datas diferenciadas para a participação das escolas das regionais do estado do Acre. Todas as unidades educacionais inscritas desenvolverão as atividades entre os dias 28 de setembro e 30 de outubro. Cada equipe deverá criar uma conta no Instagram e no Gmail, ambas com o mesmo login. Durante as provas serão também sorteados vários brindes aos alunos que seguem as páginas.

De forma lúdica será trabalhada a cada semana uma área do conhecimento. Ao todo, serão três atividades semanais: o Desafio Semanal, em que as equipes terão de fazer postagens em seus perfis no Instagram; o Desafio Relâmpago, jogo de perguntas e respostas por meio do Google Meet, e as missões surpresas, que serão divulgadas no decorrer da mostra pela equipe organizadora. Todo sábado será divulgado o placar semanal das equipes.

“O foco, no entanto, não é a competição, mas uma ação que levará conhecimento aos alunos que não podem vir à escola. Se eles não podem vir, iremos até eles”, destacou Nasserala. As escolas classificadas nos três primeiros lugares serão premiadas com kits educacionais de Chromebooks (notebooks, óculos virtuais, HD externo). Além disso, professores e equipes de alunos também receberão prêmios especiais, medalhas e troféus. Durante toda esta semana a equipe da Inovação segue visitando, mobilizando e divulgando a Mostra do Viver Ciência nos municípios de Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter