Os preparativos para o início dos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher” estão a todo vapor no Vale do Juruá. A campanha, que começará na próxima segunda-feira, 25, estendendo-se até 10 de dezembro, chega a sua 12° edição no Acre.
A ideia este ano é aproximar a Rede de Atendimento e Proteção as Mulheres Vítimas do Juruá (Rede Reviver) da sociedade civil, para que toda a comunidade tome consciência da importância de se fazer a denúncia nos casos de violência doméstica.
O Teatro dos Nauas, em Cruzeiro do Sul, foi o local escolhido para o ato oficial de abertura da campanha, que contará com a presença da titular da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, Concita Maia, da vice-reitora da Universidade Federal do Acre, Margarida de Aquino Cunha, além de outras autoridades.
“Estamos articulando com toda a Rede Reviver para que os 16 Dias de Ativismo sejam um sucesso no Juruá. É preciso que todos compreendam que a violência praticada contra as mulheres é também um problema nosso e desta forma tomem consciência da importância de se fazer a denúncia”, disse a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento às Mulheres em Situação de Vulnerabilidade (Ceam/Juruá), Rosalina Sousa.
A secretária Concita Maia avalia a campanha de forma positiva. “Toda e qualquer atividade educativa é de grande valia no enfrentamento a violência de gênero, uma vez que estamos falando de mudança de pensamentos e desconstrução da cultura do machismo. Os 16 dias de ativismo além de orientar as vítimas quanto aos seus direitos, serve também para alertar aos agressores que o Estado possui regras rígidas punição, que são constantemente aplicadas quando necessário”, ressaltou.
Dentre as atividades previstas para os “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher” no Vale do Juruá estão as realizações de palestras, oficinas e seminários abordando a temática das relações de gênero e ciclo da violência. Além de uma passeata, intitulado de “caminhada paz”, que será promovida como atividade de encerramento da campanha.
Outra novidade é que no período de divulgação dos 16 dias de ativismo os servidores do Banco do Brasil e da Petrobrás, em Cruzeiro do Sul, vestirão a camiseta contendo a arte da campanha de enfrentamento à violência doméstica, que no Vale do Juruá está sendo encabeçada pela SEPMulheres, por meio do Ceam/Juruá, organismo regional de política e atendimento de gênero gerido pelo governo do Estado.
“A ideia dos funcionários do BB e da Petrobrás vestirem literalmente campanha dos 16 Dias é fruto de uma articulação da Rede Reviver, por meio do Ceam do Juruá. É o resultado mesmo do processo de sensibilização da sociedade no enfrentamento a violência contra a mulher”, concluiu a diretora de Direitos Humanos da SEPMulheres, Joelda Pais.